Scielo RSS <![CDATA[Praxis & Saber]]> http://www.scielo.org.co/rss.php?pid=2216-015920140002&lang=en vol. 5 num. 10 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.co/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.co <link>http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>The Quantitative and Qualitative Analysis of Knowledge Production in Physical Education:</b>: <b>the Northest Brazilian Experience</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en La controversia entre las epistemologías analíticas e interpretativas está presente en la investigación sobre la producción de conocimiento y se expresa en el análisis de los métodos utilizados en la elaboración de investigaciones científicas. El proyecto temático 'Producción de conocimiento en Educación Física', titulado 'Impacto del sistema de posgrado del sur y sureste de Brasil, en la formación y la producción de los magísteres y doctores que trabajan en las instituciones de educación superior de la región nordeste', financiado por la Fundación de Amparo a la Investigación del estado de São Paulo (Proc. 2012/50019-7), abordó la relación entre los métodos cuantitativos y cualitativos, y señaló: 1) la construcción del campo científico de la Educación Física tiene fundamentos teóricos y metodológicos en las Ciencias Naturales (Física, Biología, Mecánica) y las Ciencias Humanas y Sociales (Pedagogía, Sociología, Psicología), pero confrontan formas de validación del conocimiento; las primeras buscan preservar la objetividad, utilizando el lenguaje matemático y la estadística, las segundas, cargadas de subjetividad, prefieren la interpretación y los lenguajes polisémicos; 2) los análisis realizados con la producción de 750 encuestas preparadas por los profesores y los médicos que trabajan en los 126 cursos de Educación Física en los nueve estados del nordeste de Brasil, muestran que este dualismo epistemológico es superado por la constatación de que el objeto de los fenómenos de conocimiento revela múltiples determinaciones y dimensiones, tanto cuantitativas como cualitativas, que no pueden separarse en el proceso de conocimiento; 3) sobre la base de esta unidad dialéctica de los opuestos la búsqueda encabezó los dilemas entre los enfoques cuantitativos y cualitativos y la construcción de indicadores cuantitativos y cualitativos para caracterizar las tendencias teóricas y metodológicas. Se implementó el uso de herramientas de la cienciometría (análisis de citas) para identificar la evolución de las teorías, autores, escuelas de pensamiento y redes de investigación. El uso de las categorías epistemológicas nos permite entender estos indicadores de ciencia y tecnología en el contexto del desarrollo social y sus transformaciones históricas de la sociedad brasileña.<hr/>The controversy between analytic and interpretative epistemology is presenting into the research about knowledge production and these are expressed in the analysis of methods, which are used in scientific research. The thematic project: KNOWLEDGE PRODUCTION IN PHYSICAL EDUCATION entitled: postgraduate impact south and southeast of Brazil, in the formation and the production of magister and phd who work in high schools in the northeast region. It is financial by Amparo Foundation to the research of Sao Paulo state (Proc. 2012/50019-7) it is about the relation between quantitative and qualitative methods and underlined: 1) The construction of scientific field of physical education has theoretical and methodological basis on natural science (physic, biology, mechanic) and human and social science (pedagogy, sociology, psychology) but they confront ways of knowledge validity. The first look for preserving the objectivity, they use a mathematical and statistic language, the second one charged of subjectivity. They prefer the interpretation and the polysemy languages; 2) the analysis made with the production of 750 surveys which were prepared by teachers and doctors who work in 126 courses of physical education in nine states in the Northest of Brazil. The analysis shows that the epistemological dualism is overcoming by the checking of the object of knowledge phenomena reveal numerous determinations and dimensions among them as quantitative as qualitative which cannot be separate into the process of knowledge. 3) Over the base of this dialectic united of opposed. The search leaded the dilemma between quantitative and qualitative approach, the construction of quantitative and qualitative indication sign in order to characterize the theoretical and methodology trend. The use of Cenciometria tools (dates analysis) in order to identify the evolution of theories, authors, schools of thought, the research webs. The use of epistemological categories let us to understand the science and technology indicators in the context of social development and its historic transformations of Brazilian society.<hr/>Le différend entre les épistémologies d'analyse et d'interprétation est présent dans l'analyse des méthodes utilisées dans la recherche scientifique. Le projet: «Production de connaissances en éducation physique: l'impact de le système d'études supérieures du Brésil, de dans la formation et la production du magister et les douteurs qui travaillent dans les établissements d'enseignement supérieur dans la région nord-est», financé par la Fondation pour le soutien des recherche de São Paulo (Proc 2012/50019-7) a abordé la relation entre les méthodes quantitatives et qualitatives et a noté: 1) la construction du champ scientifique de l'éducation physique a des bases dans les sciences naturelles (physique, biologie, mécanique) et les sciences humaines et sociales (éducation, sociologie, psychologie), mais affronter dediferentes formes de validation des connaissances; la première cherche à préserver l'objectivité, en utilisant un langage mathématique et statistique, la deuxième, chargé de la subjectivité, préfèrent l'interprétation et langues polysémiques; 2) l'analyse effectuée sur 750 enquêtes menées par le magister et les douturs qui travaillent dans les 126 cours d'éducation physique dans les neuf États du nord-est du Brésil, montrent que ce dualisme épistémologique est surmontée par la constatation que les phénomènes, objet de connaissance, révèlent des déterminations multiples et les dimensions, notmment les quantitatives et qualitatives, qui ne peuvent être séparés dans le processus de la connaissance; 3) sur la base de l'unité dialectique des contraires, la recherche visait à surmonter les dilemmes entre les méthodes quantitatives et qualitatives et construit des indicateurs intégrés de caractériser les tendances théoriques et méthodologiques. L'utilisation des outils de la scientométrie (analyse de citations) a permis d'identifier l'évolution des théories, des auteurs, des écoles de pensée et les réseaux de recherche. L'utilisation des catégories épistémologiques permis de comprendre ces indicateurs dans le cadre du développement scientifique et les transformations historiques de la société brésilienne.<hr/>A polêmica e entre epistemologias analíticas e interpretativas está presente nas pesquisas sobre a produção do conhecimento e se expressam nas análises dos métodos utilizados na elaboração de trabalhos científicos. O projeto temático, intitulado PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste, financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa do estado de São Paulo (proc. 2012/50019-7) abordou as relações entre os métodos quantitativos e qualitativos, constatando: 1) a construção do campo científico da educação física tem bases teóricas e metodológicas nas ciências naturais (física, biologia, mecânica) e das ciências humanas e sociais (pedagogia, sociologia, psicologia) mas, confrontam formas de validar os conhecimentos, as primeiras buscam preservar a objetividade, utilizando a linguagem matemática e a estatística; as segundas, carregadas de subjetividades, privilegiam a interpretação e as linguagens polissêmicas; 2) as análises realizadas com a produção de 750 pesquisas elaboradas por mestres e doutores que atuam em 126 cursos de Educação física nos nove estados do nordeste brasileiro, mostram que esse dualismo epistemológico é superado pela compreensão de que os fenômenos objeto do conhecimento revelam múltiplas determinações e dimensões, dentre elas as quantitativas e qualitativas, que não podem ser separadas no processo do conhecimento; 3) com base nessa dialética da unidade de contrários a pesquisa superou os dilemas entre as abordagens quantitativas e qualitativas, construindo indicadores quantitativos e qualitativos que permitem caracterizar tendências teóricas e metodológicas. O uso de ferramentas da cienciometria (análise de citações) permitiu identificar a evolução de teorias, autores, correntes de pensamento, redes de pesquisa. O uso de categorias epistemológicas permitiu compreender esses indicadores de ciência e tecnologia no contexto do desenvolvimento social e suas transformações históricas da sociedade brasileira. <![CDATA[<b>Neosystemic Curricular Metatheory and Challenges in Education Research</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Desde la ejecución de un programa y una línea de investigación de la que emergió la formulación de un nuevo paradigma crítico en el campo curricular: la metateoría curricular neosistémica, se puede afirmar que la investigación en educación es factor de nuevo conocimiento al hacer de la ejecución de los subsiguientes proyectos de investigación una fuente más aguda de interpelaciones del objeto. Aprendizaje epistemológico dilucidador de un horizonte de entendimiento mayor del objeto en el que se interpelaron algunas ciencias de la educación más allá de lo presupuestado por la crítica ideológica, se formularon nuevas categorías de análisis, se propuso una nueva clasificación del currículo crítico en Occidente y se redescribió y redefinió el método de investigación-acción.<hr/>Based on the execution of a program and a research line from which it emerged the formulation of a new critical paradigm in the curriculum field: neosystemic curriculum metatheory, it could be stated that education research is a new knowledge factor when making the implementation of subsequent research projects a sharper source of questioning the object. Some education sciences were questioned, beyond the ideological criticism thought possible, from an epistemological learning that elucidated a horizon of a greater object understanding, new categories of analysis were formulated, a new classification of critical curriculum in the West was proposed, and the action research method was redefined.<hr/>Selon l'exécution d'un programme et une ligne de recherche, de laquelle a émergé une formule d'un nouveau paradigme critique, dans le domaine des cursus: la métathéorie du cursus néo-systémique, on peut affirmer que la recherche dans l'éducation est un facteur de nouvelles connaissances en faisant de l'exécution des projets de recherche suivants une source plus aigüe d'interpellations de l'objet. Apprentissage épistémologique élucidant un horizon de meilleure compréhension de l'objet, dans lequel se sont interpellées certaines sciences de l'éducation, au-delà de ce que prévoyait la critique idéologique, de nouvelle catégories d'analyse ont été formulées, une nouvelle classification du cursus critique en Occident a été proposée et une méthode de recherche-action a été redécrite et redéfinie.<hr/>Desde a elaboração de um programa e uma linha de pesquisa da que surgiu a formulação de um novo paradigma crítico no campo curricular: a metateoria curricular neo-sistémica, se pode afirmar que a pesquisa em educação é principio de novo conhecimento ao fazer do desenvolvimento dos seguintes projetos de pesquisa uma fonte mais produtiva de interpelações do objeto. Aprendizagem epistemológica produtora de um horizonte de entendimento maior do objeto no que requereram algumas ciências da educação mais lá do calculado pela crítica ideológica, se formularam novas categorias de análise, se propus uma nova classificação do currículo crítico em Ocidente e se redescreveu e definiu o método de pesquisa-ação. <![CDATA[<b>Validation of The Instrument 'Metacognitive Awareness Inventory (Mai)' With Students in Colombia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo de este estudio fue adaptar y validar el instrumento denominado 'Metacognitive Awareness Inventory', para su uso con la población colombiana. Este instrumento fue creado por Schraw & Denninson en 1994 para identificar habilidades metacognitivas en los sujetos y es conocido como MAI por sus siglas en inglés. El cuestionario tiene 52 ítems distribuidos en ocho categorías diferentes: conocimiento declarativo, conocimiento procedimental, conocimiento condicional, planificación, organización, monitoreo, depuración y evaluación. Fue aplicado a una muestra de 536 estudiantes de grados décimo y undécimo de instituciones educativas públicas y privadas en la ciudad de Bogotá a través de un aplicativo computacional desarrollado para el estudio. La información se recolectó por medio de la web y los datos fueron analizados con ayuda del SPSS. El alfa de Cronbach del instrumento fue de 0,94 y los de las ocho categorías oscilaron entre 0,61 y 0,71. Los resultados permiten concluir que la versión colombiana del MAI es un instrumento válido y confiable y que puede ser utilizado en futuras investigaciones con el objetivo de conocer sobre la conciencia metacognitiva de los estudiantes.<hr/>The object of this study was to adapt and prove the survey referred as 'Metacognitive Awareness Inventory' in order to try it out with population in Colombia. This instrument, known as MAI, and created by Schraw & Denninson in 1994 to identify the metacognitive awareness in subjects, has 52 items distributed in eight categories: declarative knowledge, procedural knowledge, conditional knowledge, planning, organization, monitoring, refinement, and assessment. This survey was applied to 536 students in tenth and eleventh grades at public and private schools in Bogota, through a computer application designed for this study. Information was gathered via web and data were analyzed with the help of the SPSS. The Cronbach's alpha of the survey ranged 0.94, and from 0.61 to 0.71 for the eight categories. The results allow to conclude that the MAI developed in Colombia is a valid and reliable instrument, which can be useful for further researches aimed at knowing about students' metacognitive awareness.<hr/>Cette étude a eu pour objectif de valider et d'adapter la méthode dénommée 'Metacognitive Awareness Inventory', pour son utilisation auprès de la population colombienne. Celle-ci a été créée par Schraw & Denninson en 1994 afin d'identifier les compétences métacognitives des personnes et est connue par le sigle anglais de MAI. Le questionnaire comprend 52 items distribués en huit catégories différentes: connaissance déclarative, connaissance de procédure, connaissance conditionnelle, planification, organisation, surveillance, dépuration et évaluation. Il a été appliqué à un échantillon de 536 étudiants de terminale des institutions éducatives publiques et privées de Bogota, moyennant un logiciel d'application développé pour la réalisation de cette étude. L'information a été recueillie sur Internet et les données ont été analysées avec l'aide du logiciel SPSS. Le coefficient alpha de Cronbach de cette méthode a été de 0,94 et ceux des huit catégories ont oscillé entre 0,61 et 0,71. Les résultats permettent de conclure que la version colombienne du MAI est une méthode valable et fiable et qu'elle peut être utilisée dans des futures recherches futures afin d¡acquérir des connaissances au sujet de la conscience métacognitive des étudiants.<hr/>O objetivo deste estudo foi adaptar e validar o instrumento denominado "Metacognitve Awarense Invetory", para o seu uso na população colombina. Aquele instrumento foi criado por Schraw & Denninson em 1994 para identificar habilidades metacognitivas nos sujeitos e conhecido como MAI por sua sigla em inglês. O questionário tem 52 itens distribuídos em oito categorias diferentes: conhecimento declarativo, conhecimento procedimental, conhecimento condicional, planifição, organização, acompanhamento, depuração, e avaliação. Foi aplicado a uma amostra de 536 alunos de primeiro e segundo colegiado de instituições públicas e particulares na cidade de Bogotá a través de um aplicativo computacional desenvolvido para o estudo. A informação se recolheu por meio da web e os dados foram analisados com ajuda do SPSP. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0.61 e 0.71. Os resultados permitem concluir que a versão colombiana do MAI é um instrumento válido e confiável e que pode ser utilizado em futuras pesquisas com o objetivo de conhecer sobre a consciência metacognitiva dos alunos. <![CDATA[<b>Categorization of Questions Posed Before and After Inquiry-Based Learning</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en La formulación de preguntas de investigación es una capacidad central del pensamiento científico. Este artículo examina la capacidad de formular preguntas investigables en niños de sexto grado antes y después de su trabajo con una secuencia didáctica de tres meses basada en el modelo de indagación escolar. Se clasificaron las preguntas formuladas por los niños a partir de la lectura de un texto de acuerdo a su propósito: preguntas investigables o que proponían un interrogante susceptible de ser explorado empíricamente, preguntas que indagaban por una causa, preguntas acerca de un dato. Los resultados muestran un cambio en la cantidad y el tipo de preguntas que los estudiantes pudieron formular entre el comienzo y el final de la intervención, de una mayoría de preguntas acerca de datos e información, hacia una mayoría de preguntas investigables, revelando subsecuentemente la importancia de diseñar propuestas de enseñanza que fomenten esta capacidad.<hr/>Posing research questions is the central ability of the scientific thought. This article examines the ability of sixth grade children to pose researchable questions before and after a three months' work on a didactic sequence based on the inquiry school model. According to their purpose, the questions asked by children, after reading a text, were classified into researchable questions -susceptible to be empirically explored-, questions about a cause, and questions on a piece of data. The results show that the amount and the type of questions the students were able to pose during the intervention changed, from most of questions on data or information, to most of researchable questions; subsequently, the importance of designing teaching approaches to foster this ability was proved.<hr/>Le fait de poser des questions d'investigation est une capacité centrale de la pensée scientifique. Cet article examine la capacité de poser des questions de recherche à des enfants de sixième année avant et après leur travail avec une séquence didactique de trois mois basée sur le modèle de l'investigation scolaire. Les questions posées par les enfants après la lecture d'un texte ont été classées selon leur objectif : les questions de recherche ou qui proposaient une interrogation susceptible d'être explorée empiriquement, des questions qui investiguent une cause, des questions au sujet d'une donnée. Les résultats montrent un changement dans la quantité et le type de questions que les étudiants ont posées entre le début et la fin de l'intervention, d'une majorité de questions au sujet de données et d'informations à une majorité de questions de recherche, démontrant consécutivement l'importance de concevoir des propositions d'enseignement qui suscitent cette capacité.<hr/>A formulação de perguntas de pesquisas é uma capacidade central do pensamento científico. O artigo examina a capacidade de formular perguntas pesquisáveis em crianças de sexta série antes e depois de seu trabalho em uma sequencia didática de três meses baseada no modelo de indagação escolar. Classificaram-se as perguntas formuladas pelas crianças a partir da leitura de um texto em concordância com o seu propósito: perguntas pesquisáveis ou que propunham um interrogante susceptível de ser explorado empiricamente, perguntas que indagavam por uma causa, perguntas acerca de um dado. Os resultados mostram uma mudança na quantidade e tipo de perguntas que os alunos puderam formular entre o começo e o final da intervenção, de uma maioria de perguntas acerca de dados e informação, em direção a uma maioria de perguntas pesquisáveis, revelando em consequência a importância de fazer propostas de ensino que fomentem aquela capacidade. <![CDATA[<b>Introspection from Research Trainnig and Educational Research</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en En la licenciatura de educación preescolar ofertada por la Corporación Autónoma Universitaria del Cauca se evidencian una serie de tensiones generadas por el proceso adelantado desde la formación investigativa y su incidencia para optar por el título, dentro de las cuales se destacan las dificultades en el abordaje del proceso de investigación formativa en relación a la normativa establecida desde el alma máter. En el presente documento se abordan esas tensiones desde una mirada que respeta ante todo los sentidos y sentimientos de un grupo de diez maestras en formación quienes abordan, critican y proponen -a partir de entrevistas y escritos abiertos y amenos- la recopilación de experiencias al interior que ofrecen una serie de posibilidades que repercuten positivamente en el devenir de la investigación y en el aporte que se le da al desarrollo, significado y sentido del ser maestras en preescolar.<hr/>In the preschool teacher degree of the Corporacion Autonoma Universitaria del Cauca, it is revealed a series of tensions caused by the research training process and its influence in qualifying for the degree -among them the difficulties on dealing with the educational research process related to the alma mater established norms, are highlighted. This paper addresses to such tensions from a perspective that respects, above all, the senses and the feelings of a group of ten female teacher trainees who tackle, criticize and propose -from interviews and open and enjoyable writings- the compilation of experiences that provide a series of possibilities that positively affect the research process and the contribution to the development, meaning and sense of being preschool teachers.<hr/>La licence d'éducation préscolaire offerte par la Corporation Autonome Universitaire du Cauca montre une série de tensions créées par le processus mis en œuvre depuis la formation de recherche et son incidence sur l'option du diplôme, parmi lesquelles l'on souligne les difficultés à aborder le processus de recherche formative en rapport avec les normes établies par l'Alma Mater. Ces tensions sont abordées dans le présent document d'un point de vue respectant avant tout le bons sens et les sentiments d'un groupe de dix maîtres en formation qui abordent, critiquent et proposent -à partir d'entrevues et d'écrits ouverts et agréables- le recueil d'expériences à l'intérieur offrant une série de possibilités répercutant positivement sur le futur de cette recherche et sur l'apport au développement, à la signification et au sens d'être un maître dans le préscolaire.<hr/>Na licenciatura de educação pré-escolar oferecida pela Corporación Autónoma Universitaria del Cauca se evidenciam uma sucessão de tensões geradas pelo processo desenvolvido desde a formação investigativa e a sua incidência para optar o título, dentre das quais se destacam as dificuldades na abordagem do processo de pesquisa formativa em relação à normativa estabelecida desde a alma mater. No presente documento se abordam as tensões desde uma mirada que respeita antes de mais nada os sentidos e sentimentos de um grupo de dez professoras em formação que abordam, criticam e propõem -a partir de entrevistas e escritos abertos e agradáveis- a recopilação de experiências ao interior que oferecem possibilidades que refletem positivamente no acontecer da pesquisa e na contribuição que se dá ao desenvolvimento, significado e sentido do ser professora em pré-escolar. <![CDATA[<b>Vital Relationships</b>: <b>Classroom as an Ongoing Research Setting</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en El documento plantea el potencial de la investigación en la transformación del sujeto y su conocimiento: para ello encuentra en la educación una posibilidad de crecer y de ser reconocida desde diversas categorías en tanto estrategia formativa y como herramienta necesaria en la responsabilidad del profesional con su disciplina, así como con la generación de conocimiento. A partir de allí se analizan los elementos que le son propios al docente en su quehacer cotidiano, definiendo así: (a) la pedagogía como guía en la formación del ser humano; (b) la didáctica como las estrategias que se diseñan para la relación ecuánime entre enseñanza y aprendizaje, afianzando la relación maestro-estudiante; (c) el currículo como la organización, priorización y análisis de saberes que fluyen en el aula; y (d) la evaluación como elemento valorativo de todo el proceso para su resignificación. Finalmente se expone la conjunción de dichos elementos con los propósitos estructurales de la investigación para generar una propuesta, de tantas posibles, que apoye al maestro en la decisión de investigar sin que ello implique un gasto innecesario de tiempo y recursos a su disposición.<hr/>This paper considers the potential research has in transforming subjects and their knowledge, and for this, it finds in education a possibility of growing and being acknowledged, from diverse categories, as a formative strategy and as a tool required in the responsibility a professional has with both his/her discipline and the knowledge generation. Based on this, the characteristic elements of a teacher's day-to-day work are analyzed; defining in this way (a) Pedagogy as a guide in human being formation; (b) Didactics as a set of strategies designed for an impartial relationship between teaching and learning, strengthening the student teacher relationship; (c) Curricula as the organization, prioritization and analysis of the knowledge flowing in the classroom; and (d) Evaluation as an assessment element of the whole process to redefine it. Finally, the conjunction of these elements with the research structural aims is explained to generate one of many proposals, that supports teachers in their decision to research, which does not mean wasting time or available resources.<hr/>Le document présente le potentiel de la recherche dans la transformation du sujet et sa connaissance; pour ce faire, il trouve dans l'éducation une possibilité de croître et d'être reconnu selon diverses catégories en tant que stratégie formative et comme outil nécessaire dans la responsabilité du professionnel avec sa discipline, ainsi que la création de connaissances. Partant de là, les éléments propres à l'enseignant dans ses tâches quotidiennes sont analysés, en définissant: (a) la pédagogie comme étant le guide dans la formation de l'être humain; (b) la didactique comme les stratégies créées pour la relation équitable entre l'enseignement et l'apprentissage, en renforçant la relation maître-étudiant; (c) le cursus en tant qu'organisation, priorisation et analyse des savoirs qui découlent dans la salle de classe; et (d) l' évaluation comme élément de mesure de tout le processus pour sa resignification. Finalement la conjonction de ces éléments est exposée dans des buts structuraux de recherche afin de créer une proposition, parmi plusieurs possibles, qui puisse aider le maître dans sa décision de recherche sans que cela implique une perte de temps inutile mettant les ressources à sa disposition.<hr/>O texto explana o potencial da pesquisa na transformação do sujeito e seu conhecimento; para isto encontra na educação uma possibilidade de crescer e de ser reconhecida desde diversas categorias como estratégia formativa e como instrumento necessário na responsabilidade do profissional com a sua disciplina, assim como com a geração de conhecimento. A partir de aí se analisam os elementos que lhe são próprios ao docente em seu fazer diário, definindo assim: (a) a pedagogia como guia na formação do ser humano; (b) a didática como as estratégias que se delineiam para a relação equitativa entre ensino e aprendizagem, consolidando a relação maestroaluno; (c) o currículo como a organização, priorização e análise de saberes que nascem na sala de aula; e (d) a avaliação como elemento valorativo de todo o processo para a sua resignificação. Finalmente se expõe a conjunção de ditos elementos com os propósitos estruturais da pesquisa para gerar uma proposta, de tantas possíveis, que ajude ao professor na decisão de pesquisar sem que isto implique um gasto desnecessário de tempo e recursos a sua disposição. <![CDATA[<b>Scientific Production of Physical Education in Brazil</b>: <b>Analysis of Teacher´s Production in the Institution of Formation in The State of Paraiba And Pernambuco</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en El estudio es una parte constitutiva del proyecto temático 'Producción científica en el campo de la Educación Física en el nordeste del Brasil: el impacto del sistema de los estudiantes de posgrado -región sureste, en la producción de los docentes magísteres y doctores, y en la implementación de investigaciones en las instituciones formadoras de la región'. El proyecto surgió de la investigación 'Epistemología de la Educación Física: la producción científica en el campo de la Educación Física en los estados del nordeste', y se encuentra entre los importantes estudios sobre los problemas de la producción de conocimiento de la educación. Los objetivos fueron identificar los investigadores que están trabajando en los estados de Pernambuco y Paraíba, e identificar la producción utilizando matrices científicas que ya han sido desarrolladas en el campo de la epistemología, las tendencias temáticas y teórico-metodológicas, y las contribuciones de esa producción en el campo de la formación profesional y en la consolidación de las instituciones de investigación. Los sujetos del estudio son los investigadores que trabajan en el campo de la educación superior y éste tendrá como base los indicadores sobre el sistema de estudiantes de posgrado del país para identificar el impacto de tal sistema en la región nordeste donde existen tres cursos: UPE/UFPB, UFRN y UFS. Utilizamos la información sobre los cuatro cursos de Educación Física (UFPE, UPE, UFPB y UEPB). Se catalogaron las investigaciones de posgrado de los profesores por nivel, año de titulación, programa, área, temática, grupo, línea de investigación, problema de investigación, objetivos y tipo de investigación. La información que se colecta en la lectura de trabajos de maestría y de tesis de doctorado y en otros estudios sobre las condiciones de producción en cursos de posgrado, se organizó sobre la base de la identificación y caracterización de la producción y de las condiciones de producción y sus contribuciones a la formación profesional.<hr/>The study a constitutive part of the thematic project: Scientific production in the field of physical education in the northeast of Brazil: the impact of system of postgraduates' students - southeast region, in the production of teachers' masters and doctors in the implementation of investigations in the trainer institutions in the region. The project emerged in the research: epistemology of physical education: the scientific production in the field of physical education in the northeast states and it is found among the most important studies about production problems of education knowledge'. Objectives: to identify the researchers who are working in Pernambuco and Paraiba; To identify the production through the use of scientist matrixes which have been developed in the epistemology field, the thematic trends and theoretical - methodological; and the contributions of this production in the professional field and in the consolidation of research institutions. The study subject is the researchers who work in the high education and this will have as base the indicators about the postgraduate students system of the country in order to identify its impact in the northeast region where there are three courses: UPE/UFPB, UFRN y UFS. we use the information about four physical education courses (UFPE, UPE, UFPB, UEPB). The postgraduate teachers researchers were catalogued by: level, titled year, program, area, thematic, group, research line, research problem, objectives and type of investigation. The information gathering into the reading of master's thesis and doctor program and other studios about the production conditions in postgrad studios was organized on base of production identification and characterization and on the production conditions and production characterization and its contribution to the professional formation.<hr/>L'étude est une partie constitutive du projet thématique: Production scientifique dans le domaine de l'éducation physique dans le nord-est du Brésil: l'impact du système des étudiants de troisième cycle -région sud-est, dans la production des enseignants et des médecins, et dans l'application des instituts de recherche de la région. Le projet est née de la recherche épistémologie de l'éducation physique: la production scientifique dans le domaine de l'éducation physique, dans les états du nord-est, et se trouve entre des importantes études sur les problèmes de la production de connaissance de l'éducation. Objectifs: identifier les chercheurs qui travaillent dans les états de Pernambuco et Paraíba; identifier la production en recourant aux matrices scientifiques déjà développés dans le domaine de l'épistémologie; les tendances thématiques et théoriqueméthodologiques; et les contributions de cette production dans le domaine de la formation professionnelle et à la consolidation des institutions de recherche. Les sujets d'étude sont les chercheurs travaillant dans le domaine de l'enseignement supérieur et aura pour base les indicateurs sur le système de étudient de troisième cycle du pays pour identifier l'impact de ce système dans la zone nord où il existe trois cours: UPE/UFPB, UFRN et UFS. Nous utilisons les informations concernant les 4 cours de l'éducation physique (UFPE, UPE, UFPB, UEPB). Sont répertoriés les enquêtes du troisième cycle des enseignants par: niveau, année de titrage, programme, de zone, thématique, groupe, ligne d'enquête, le problème de recherche, objectifs et type d'enquête. Les informations figurant dans la lecture de thèses et exposés, et d'autres études sur les conditions de production en cours postuniversitaires, ont été organisés sur la base de l'identification et la caractérisation de la production et les conditions de production et de leurs contributions à la formation professionelle.<hr/>O estudo é uma parte constitutiva do projeto temática, Produção científica no campo da educação física no nordeste do Brasil: o impacto do sistema dos alunos de pós-graduação - Região Sudeste, na produção dos mestres e doutores, e na implantação de pesquisas nas instituições formadoras da região. O projeto surgiu da pesquisa, Epistemologia da Educação Física: a produção científica no campo da Educação Física nos estados do nordeste, e encontra- se entre os importantes estudos sobre problemas da produção de conhecimento na Educação. Os objetivos foram identificar os pesquisadores que estão trabalhando nos estados de Pernambuco e Paraíba; identificar a produção utilizando matrices científicas que já têm sido desenvolvidas no campo da epistemologia; as tendências temáticas e teórico-metodológicas; e as contribuições dessa produção no campo da formação profissional e na consolidação das instituições de pesquisa. Os sujeitos do estudo são os pesquisadores que trabalham no campo da educação superior e ele terá como base os indicadores sobre o sistema de alunos de pós-graduação do pais, para identificar o impacto de tal sistema na Região nordeste onde existem três cursos: PRE/UFER, UFRN e UFS. Utilizamos a informação sobre os quatro cursos de Educação Física dessas universidades. Catalogaram-se as pesquisas de pós-graduação dos professores por nível, ano de titulação, programa, área, temática, grupo, linha de pesquisa, problema de pesquisa, objetivos e tipo de pesquisa. A informação que se coleta na leitura de dissertações de mestrado e de teses de doutorado e dentre outros estudos sobre as condições de produção em cursos de pós-graduação, organizou-se sobre a base da identificação e caracterização da produção e das condições de produção e seus contributos à formação profissional. <![CDATA[<b>The Children's Story</b>: <b>a Facilitator of Thinking from a Pedagogical Experience</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo de reflexión es un avance de la investigación desarrollada en la Maestría en Educación, en referencia a la promoción de la indagación a través de una experiencia pedagógica que utiliza el cuento 'La Pastorcita' de Rafael Pombo, musicalizado por Carlos Vives e ilustrado por Lorenzo Jaramillo. El ejercicio académico fue realizado con seis niñas de cinco años de edad del Jardín Social Comfaboy del municipio de Toca, Boyacá, con el objetivo de dinamizar el pensamiento. El asidero teórico aplica aspectos claves en la historia de la infancia, la literatura infantil y el pensamiento, y analiza su transformación como estrategia de enseñanza en la formación del individuo. Metodológicamente se sustenta en la promoción del aprendizaje teniendo en cuenta la cooperación, con acciones pedagógicas de interés para las niñas y los padres, permitiendo el desarrollo de las habilidades sociales y de pensamiento. Incluyó la utilización de instrumentos como la observación directa y los diarios de campo realizados en las jornadas de trabajo. El escrito finaliza con la discusión de los resultados obtenidos de acuerdo con la matriz de análisis ejecutada.<hr/>This reflective article is a preview of a research developed in the Master's degree in Education, concerning to the promotion of inquiry through a pedagogical experience that used the children's story called "The little shepherdess" by Rafael Pombo, set to music by Carlos Vives, and illustrated by Lorenzo Jaramillo. The academic exercise aimed at stimulating thinking and was carried out with six five-year-old girls who studied at Comfaboy Social Kindergarten of Toca municipality. The conceptual basis uses key aspects from the History of Childhood, children's literature and thinking, by analyzing how thinking is transformed as a teaching strategy in the education of the individual. Methodologically speaking, it is based on the promotion of learning, keeping in mind cooperation, with pedagogical actions interesting for children and parents that develop social skills and thinking. Likewise, it included the use of instruments such as direct observation and field journals written up during the work sessions. The paper ends up with a discussion on the results based on an analysis matrix.<hr/>Cet article de réflexion est une avance de la recherche développée en Masteren Éducation, en référence à la promotion de l'investigation au moyen d'une expérience pédagogique utilisant le conte de 'La petite Bergère' de Rafael Pombo, musicalisé par Carlos Vives et illustré par Lorenzo Jaramillo. L'exercice académique a été réalisé auprès de six petites filles de cinq ans du Jardin d'Enfants Social Comfaboy de la Municipalité de Toca, Boyacá, avec l'objectif de dynamiser la pensée. L'assise conceptuelle applique des aspects clés dans l'histoire de l'enfance, la littérature pour enfants et la pensée, et analyse sa transformation comme stratégie d'enseignement dans la formation de l'individu. Elle est étayée méthodologiquement par la promotion de l'apprentissage en tenant compte de la coopération, avec des actions pédagogiques intéressantes pour les petites filles et les parents, permettant le développement des aptitudes sociales et de pensée. L'utilisation d'instruments, tels que l'observation directe et les carnets de terrain réalisés durant les journées de travail, ont été inclus. Cet écrit termine par la discussion des résultats obtenus conformément à la matrice d'analyse exécutée.<hr/>O artigo de reflexão é um avanço da pesquisa desenvolvida na Maestria em Educação, quanto à promoção da indagação a traves de uma experiência pedagógica que utiliza a historinha "La Pastorcita" de Rafael Pombo, com música de Carlos Vives e ilustrada por Lorenzo Jaramillo. O exercício acadêmico foi realizado com seis crianças de cinco anos de idade do Jardim Social Comfaboy do Municipio de Toca (Boyacá), com o objetivo de dinamizar o pensamento. Entre as bases teóricas estão a historia da infância, a literatura infantil e o pensamento, e analisa sua transformação como estratégia de ensino na formação do individuo. Metodologicamente se fundamenta na promoção da aprendizagem, levando em conta a cooperação, com ações pedagógicas de interesse para as crianças e os pais, permitindo o desenvolvimento de habilidades sociais e de pensamento. Usaram-se instrumentos como a observação direta e os diários de campo realizados nas atividades desenvolvidas. O texto finaliza com a discussão dos resultados obtidos em acordo com a matriz de análise executada. <![CDATA[<b>Reflections on The Assessment of Graphic Design Teaching in The University</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objeto del texto es reflexionar sobre la práctica evaluativa. Para ello se aborda una experiencia con estudiantes universitarios del programa de diseño gráfico de la Universidad de Boyacá, donde se indaga acerca de la percepción que tienen sobre la evaluación. Es vital pensar en una cultura evaluativa que busque una verdadera calidad en la educación y que se articule con la innovación en las prácticas pedagógicas. Es prioritario dejar de lado las mediciones que no dan cuenta de los procesos cognitivos que desarrolla cada ser humano a partir de su propia experiencia de aprendizaje. En la presente investigación se encontró que para el diseño gráfico la evaluación es subjetiva, otorgándole el poder al maestro de generar argumentos desde su propia interpretación de una realidad visual, que puede diferir con la percepción y el significado que cada individuo le otorga a una imagen. Posteriormente se presentan algunas posturas de los docentes del programa acerca de este tema. El texto finaliza con algunas conclusiones que suscita dicha reflexión.<hr/>The article aims at reflecting on the assessment practice. Therefore, it deals with an experience with students of the University of Boyaca Graphic Design program, in which their perception on assessment is explored. It is paramount to think of an assessment culture aiming at a true quality education articulated to innovation in pedagogical practices. It is of first importance to leave aside those measurements that do not account for cognitive processes developed by every person on the basis of his/her own learning experience. This research found out that in the case of Graphic Design, assessment is subjective, since teachers are given all the power to argue from their own interpretation of a visual reality which may differ from the perception and meaning every person gives to it. Then, positions by some teachers of the program about this topic are presented. Finally, the article states some conclusions arising from that reflection.<hr/>L'objectif de ce texte est de réfléchir sur la pratique de l'évaluation. Pour ce faire on aborde une expérience avec des étudiants universitaires du programme de design graphique de l'Université de Boyacá, où l'on fait des recherches au sujet de leur perception de l'évaluation. Il est vital de penser à une culture d'évaluation qui recherche une véritable qualité de l'éducation et qui s'articule avec l'innovation dans les pratiques pédagogiques. Il importe de laisser de côté les mesures qui ne rendent pas compte des processus cognitifs développés par chaque être humain au moyen de sa propre expérience d'apprentissage. Dans la présente recherche, l'on a constaté qu'en ce qui concerne le design graphique l'évaluation est subjective, conférant, au maître, le pouvoir de générer des arguments à partir de sa propre interprétation d'une réalité visuelle, qui peut être différente selon la perception et la signification que chaque individu attribue à une image. Ultérieurement, quelques points de vue d'enseignants du programme, se référant au thème, ont été présentés. Le texte termine par quelques conclusions suscitées par cette réflexion.<hr/>O objetivo do texto é refletir sobre a prática avaliativa. Para isto aborda-se uma experiência com alunos universitários do programa de Desenho Gráfico da Universidade de Boyacá, onde se indaga acerca da percepção que têm sobre avaliação. É vital pensar em uma cultura avaliativa que busque uma verdadeira qualidade na educação e que se articule com a inovação nas práticas pedagógicas. É prioritário deixar de lado as medições que não dão conta dos processos cognitivos que desenvolve cada ser humano a partir da sua própria experiência de aprendizagem. Na presente pesquisa encontrou-se que para o desenho gráfico a avaliação é subjetiva, permitindo-lhe o poder ao maestro de gerar argumentos desde sua própria interpretação de uma realidade visual, que pode diferir com a percepção e significado que cada indivíduo lhe outorga a uma imagem. Depois se apresentam algumas posturas dos docentes do programa sobre o tema. O texto fecha com algumas conclusões que suscita dita reflexão. <![CDATA[<b>Recovering The Anthropological Thing... A Need of Education</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en El artículo tiene por objetivo identificar el tipo de sujeto que se construye no solamente en el aula, sino en el contexto escolar que se ve mediado por la realidad que le antepone nuevos desafíos formativos. La problemática de la investigación realizada es de corte cualitativo, en ese sentido se hizo un ejercicio investigativo sociolingüístico que se focalizó en las pautas de interacción cara a cara en ambientes o contextos significativos y en los productos culturales. Como resultado es posible afirmar que la mirada restringida del proceso formativo tiene como implicación propiciar en la comunidad académica nacional e internacional, la reflexión sistemática sobre el tipo de subjetividad o identidad profesional que se celebra en los actuales procesos formativos. Se concluye así que subyace la construcción humana que viven los individuos en su dimensión socio-histórica -en cuanto tienen múltiples significados de la propia realidad-; y que, a su vez, busca la construcción de la condición humana en contraposición a la relación entre el mundo teórico y práctico.<hr/>The paper has the aim of identifying the type of subject built both in the classroom and in the school context mediated by the reality that sets new educational challenges. Since the research problem was a qualitative one, it was carried out a sociolinguistics research exercise focused on the face-to-face interaction patterns in significant contexts or environments and in the cultural products. As a result, it is possible to state that the restrictive view of the educational process implies to foster, in the international and national academic community, a systematic consideration on the kind of subjectivity or professional identity promoted in the current educational processes. Then, it is concluded that it underlies the human construction that individuals live in their socio-historical dimension -since they have multiple meanings of their own reality-, which, in turn, looks for the construction of human condition as an opposition to the relationship between the theoretical and practical world.<hr/>Cet article a pour objectif d'identifier le type de sujet qui se construit non seulement en classe, mais aussi le contexte scolaire qui se voit intervenu par la réalité qui fait passer avant lui de nouveaux défis de formation. La problématique de la recherche réalisée est de coupe qualitative, en ce sens un exercice de recherche sociolinguistique a été fait et il s'est focalisé sur les modèles d'interaction face à face dans des ambiances ou contextes significatifs et sur les produits culturels. En conséquence, il est possible d'affirmer que le regard restreint du processus de formation a pour implication de favoriser, dans la communauté académique nationale et internationale, la réflexion systématique sur le type de subjectivité ou d'identité professionnelle qui a lieu dans les actuels processus de formation. On conclut donc que la construction humaine vécue par les individus dans leur dimension socio-historique est sous-jacente - puisqu'ils attribuent de multiples sens à la propre réalité-; et que, à son tour, elle cherche la construction de la condition humaine par opposition à la relation entre le monde théorique et pratique.<hr/>O artigo tem por objetivo identificar o tipo de sujeito que se constrói não só na sala de aula, se não no contexto escolar que se vê mediado pela realidade que coloca novos desafios formativos. A problemática da pesquisa realisada é de corte qualitativo, nesse sentido se fez um exercício investigativo sociolinguístico que se focalizou nas pautas de interação face a face em ambientes o contextos significativos e nos produtos culturais. Como resultado é possível afirmar que a mirada restrita do processo formativo tem como implicação propiciar na comunidade acadêmica nacional e internacional a reflexão sistemática sobre o tipo de subjetividade ou identidade profissional que se leva em conta nos atuais processos formativos. Conclui-se que na base está a construção humana que vivem os indivíduos na sua dimensão sócio-histórica -em quanto têm múltiplos significados da própria realidade-; e que a sua vez, busca a construção da condição humana em contraposição à relação entre o mundo teórico e prático. <![CDATA[<b>From The University of Professions to The University for Development 1953 - 1974</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en El artículo pretende hacer un análisis crítico sobre los trabajos que han abordado el proceso de modernización de la universidad en Colombia, que emerge en la segunda mitad del siglo XX con la introducción del modelo norteamericano, los diagnósticos de las misiones norteamericanas, la reforma de las políticas educativas y la creación de instituciones para transformar el quehacer de la universidad de las profesiones a la universidad para el trabajo. En la primera parte del texto se esbozan algunos aspectos teóricos y metodológicos que permiten la lectura de las investigaciones sobre modernización de la universidad en la perspectiva modernidad/colonialidad; la segunda parte presenta la síntesis crítica de investigaciones y documentos elaborados que han estudiado la universidad colombiana en la segunda mitad del siglo XX<hr/>This article aims at making a critical analysis on those works concerning the process of modernization of the university in Colombia, which emerged in the second half of the 21st century, with the implementation of the American model, the American missions' diagnosis, the education policy reform, and the institutions created in order to change the task of the university of professions to the university for work. The first part of this paper outlines some theoretical and methodological aspects that favor the reading of the researches on modernization of the university in the modernity/coloniality perspective. The second part of this work presents the critical synthesis of researches and papers centered on studying the university in Colombia between 1953 and 1974.<hr/>Cet article prétend réaliser une analyse critique des travaux qui ont traité du processus de modernisation de l'Université en Colombie, qui a émergé dans la seconde moitié du XXème siècle avec l'introduction du modèle nord-américain, les diagnostics des missions nord-américaines, la réforme des politiques éducatives et la création d'institutions dirigées à transformer les activités de l'Université des professions en celles d'une Université pour le travail. Dans la première partie du texte certains aspects théoriques et méthodologiques sont définis et permettent la lecture des recherches sur la modernisation de l'université dans le cadre de la modernité et du colonialisme; la seconde partie présente la synthèse critique des recherches et des documents élaborés à propos des études réalisées sur l'université colombienne durant la seconde moitié du XXème siècle.<hr/>O artigo pretende fazer uma análise crítica sobre os trabalhos que têm discutido o processo de modernização da universidade na Colômbia, que começa na segunda metade do século XX com a introdução do modelo norte-americano, os diagnósticos das missões norte-americanas, a reforma das políticas educativas, e a criação de instituições para transformar o fazer da universidade das profissões à universidade para o trabalho. Na primeira parte do texto se explanam alguns aspectos teóricos e metodológicos que permitem a leitura das investigações sobre modernização da universidade na perspectiva modernidade/colonialidade; a segunda parte apresenta a síntese de investigações e documentos elaborados que têm estudado a universidade colombiana na segunda metade do século XX. <![CDATA[<b>Normal School and Tests in Colombia</b>]]> http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592014000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Con base en archivos y documentos y con el método de la historia social de las instituciones que sustenta que en Colombia, y que en general en América Latina, la psicología nace dentro del contexto de la pedagogía, el Instituto de Psicología Experimental inició la aplicación psicotécnica de test en el año 1937, dirigido por Leo walter. El interés fundamental de los estudios sicológicos aplicados a la educación se relaciona de modo especial con el diagnóstico y la selección de los estudiantes a partir de pruebas de medición y evaluación. Por esta razón se aplican los primeros test de inteligencia como el de Lewis Terman y Army. De otra parte, los test de Dearborn proporcionan los marcos fundamentales para comprender y tratar las dificultades de lectura; se aplican también los test auditivos de Ballard. En la época aparecen los primeros manuales sobre la aplicación de test por parte de Alejandro Cano, entre otros, y la primera tesis sobre el tema elaborada por estudiantes normalistas superiores.<hr/>In 1937, the Institute of Experimental Psychology, led by Leo walther, began the psycho-technical application of tests, based on files and papers and on the social history of the institutions method which supports that in Colombia as well as in Latin America, Psychology arises from the pedagogy context. The basic interest of those psychological studies carried on in education is related, in a special way, to the diagnosis and selection of students from measurement and evaluation. That was the reason to apply the first IQ tests, such as Lewis Terman and Army's. Furthermore, Dearborn Tests provide the fundamental frameworks to understand and deal with reading difficulties. Ballard hearing tests were also applied. At that time the first manuals on test application by Alejandro Cano, among others, and the normal school students' first thesis about this subject appeared.<hr/>Sur base d'archives et de documents et de la méthode de l'histoire sociale des institutions qui affirment qu'en Colombie et, en règle générale, en Amérique Latine, la psychologie nait dans le contexte de la pédagogie, L'Institut de Psychologie Expérimentale a commencé l'application psychotechnique de test en 1937, celle-ci était dirigée par Leo Walther. L'intérêt fondamental des études psychologiques appliquées à l'éducation provient tout spécialement du diagnostic de la sélection des étudiants à partir d'épreuves de mesure et d'évaluation. Pour cette raison, les premiers tests d'intelligence comme ceux de Lewis Terman et Army ont été appliqués. D'autre part, les tests de Dearborn ont fournis les cadres principaux permettant de comprendre et de traiter les difficultés de lecture; les tests auditifs de Ballard étaient également appliqués. Â l'époque sont apparus les premiers manuels sur l'application du test par Alejandro Cano, entre autres, et la première thèse sur le thème élaborée par des étudiants d'écoles normales supérieures.<hr/>Baseado nos estudos e documentos e com o método da história social das instituições que afirma que na Colômbia, e que em geral na América Latina, a psicologia nasce dentro de um contexto da pedagogia, o Instituto de Psicologia Experimental iniciou a aplicação psicométrica de teste no ano 1937, dirigido pelo Leo walther. O interesse fundamental dos estudos psicológicos aplicados à educação se relaciona de modo especial como diagnóstico e a seleção dos alunos a partir de provas de medição e avalia ção. Por causa disso se aplicam os primeiros testes de inteligência como o de Lewis Terman e Army, De outra parte, os testes de Dearborn proporcionam os marcos fundamentais para compreender e tratar as dificuldades de leitura; se aplicam também os testes auditivos de Ballard. Na época aparecem os primeiros manuais sobre a aplicação de testes pelo Alejandro Cano, entre outros, e a primeira tese sobre o tema, elaborada por alunos normalistas superiores.