25 55 
Home Page  

  • SciELO

  • Google
  • SciELO
  • Google


Innovar

 ISSN 0121-5051

DO NASCIMENTO, Sabrina    BEUREN, Ilse Maria. A eficácia gerencial aferida pelo alcance das metas estabelecidas no sistema de recompensa e sua relação com o empowerment psicológico. []. , 25, 55, pp.59-73. ISSN 0121-5051.  https://doi.org/10.15446/innovar.v25n55.47196.

^lpt^aO estudo objetiva averiguar a eficácia gerencial aferida pelo alcance das metas estabelecidas no sistema de recompensa aos empregados e sua relação com o empowerment psicológico em uma empresa multinacional. A presença do empowerment psicológico se circunscreve nesta pesquisa nos quatro elementos do modelo de Spreitzer (1995): competência, impacto, autodeterminação e significado. Pesquisa descritiva com abordagem predominantemente qualitativa foi realizada em uma empresa de origem americana, estabelecida na região Sul do Brasil. Para a coleta dos dados, utilizaram-se dois tipos de instrumentos de pesquisa: a) um questionário adaptado de Spreitzer (1995), composto de 24 questões com escala likert de sete pontos, para identificar a percepção dos empregados da empresa sobre o empowerment psicológico; e b) três roteiros de entrevistas, aplicados, respectivamente, ao supervisor de recursos humanos, gerente financeiro-contábil e supervisor de importação e exportação, para aferir a eficácia gerencial nas dimensões (padrões de desempenho, comparação de pares e desempenho global) propostas por Spreitzer (1995). Os dados coletados por meio de questionário foram submetidos à análise estatística simples, média e desvio padrão; os coletados nos roteiros de entrevistas, à análise de conteúdo. Ainda, para apurar os indicadores de lucratividade e rentabilidade, coletaram-se dados nas demonstrações contábeis da empresa publicadas no site da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Conclui-se, com base nos resultados da pesquisa, que o empowerment psicológico, segundo o modelo de Spreitzer (1995), está relacionado com a eficácia gerencial aferida pelo alcance das metas estabelecidas no sistema de recompensa aos empregados na empresa objeto de estudo.^les^aEl objetivo de este artículo es averiguar la eficacia gerencial medida por el alcance de las metas establecidas en el sistema de recompensa a los empleados y su relación con el empoderamiento psicológico en una empresa multinacional. La presencia del empoderamiento psicológico se circunscribe, en este estudio, a los cuatro elementos del modelo de spreitzer (1995): competencia, impacto, autodeterminación y significado. Un estudio descriptivo con un abordaje predominantemente cualitativo se realizó en una empresa de origen americano, establecida en la región sur del Brasil. Para la recolección de los datos se utilizaron dos tipos de instrumentos de estudio: a) un cuestionario adaptado de spreitzer (1995), compuesto de 24 preguntas con escala likert de siete puntos, para identificar la percepción de los empleados de la empresa sobre el empoderamiento psicológico y b) tres modelos de entrevistas, aplicados, respectivamente, al supervisor de recursos humanos, gerente financiero-contable y supervisor de importación y exportac medir la eficacia gerencial en las dimensiones (estándares de desempeño, comparación binaria y desempeño global) propuestas por Spreitzer (1995). Los datos recolectados por medio de cuestionario se sometieron a un análisis estadístico simple, promedio y desviación típica, los recolectados en los modelos de entrevistas, al análisis de contenido. También para verificar los indicadores de lucro y rentabilidad, se recolectaron datos en las demostraciones contables de la empresa, publicadas en el sitio de la Bolsa de Valores de Nueva York (NYSE). Se concluye, con base en los resultados del estudio, que el empoderamiento psicológico, según el modelo de Spreitzer (1995), está relacionado con la eficacia gerencial medida por el alcance de las metas establecidas en el sistema de recompensa a los empleados en la empresa objeto de estudio.^len^aThe goal of this study is to assess managerial effectiveness as measured by achievement of goals established in the reward system for employees and their relation with psychological empowerment in a multinational company. The presence of psychological empowerment is limited in this research to the four elements of Spreitzer's (1995): competence, impact, self-determination and meaning A descriptive research with predominantly qualitative approach was conducted in a company of American origin, established in southern Brazil. To collect the data two types of survey instruments were used: a) a questionnaire adapted from Spreitzer (1995), composed of 24 questions with seven-point Likert scale, to identify the perception of employee on psychological empowerment , and b) three scripts of interviews, applied respectively to the supervisor of human resources, financial accounting manager and import and export supervisor to measure the management effectiveness in the dimensions (performance standards, comparison of pairs and overall performance) proposed by Spreitzer (1995). The data collected through questionnaires were submitted to simple statistical analysis, mean and standard deviation, and the data collected through the interviews scripts were submitted to content analysis. Also, to establish the indicators of profitability and returns, data from the company's financial statements published on the website of the New York Stock Exchange (NYSE) were collected. It is concluded, based on the results of research, that psychological empowerment, according to Spreitzer's (1995) model, is related to managerial effectiveness as measured by achievement of goals established in the reward system for employees in the studied company.^lfr^aL'objectif de cette étude est de vérifier l'efficacité de gérance mesurée par l'atteinte des objectifs fixés dans le système de récompense des employés et sa relation avec l'autonomisation psychologique d'une entreprise multinatio-nale. La présence de l'autonomisation psychologique est circonscrite, dans cette étude, aux quatre éléments du modèle de Spreitzer (1995) : compétence, impact, autodétermination et signifié. Une étude descriptive avec une approche principa-lement qualitative a été effectuée dans une entreprise d'origine étasunienne, ins-tallée dans le sud du Brésil. Pour la collecte de données, deux types d'instruments d'étude ont été utilisés : a) un questionnaire adapté de Spreitzer (1995), constitué de 24 questions avec une échelle likert de sept points pour identifier la perception des employés de l'entreprise sur l'autonomisation psychologique , et b) trois modèles d'entretiens, respectivement utilisés avec le superviseur de ressources humaines, le gérant financier-comptable et le superviseur d'importations et ex-portations, pour mesurer l'efficacité de la gérance dans les dimensions proposées par Spreitzer (1995) (normes de comportement, comparaison binaire et compor-tement global). Les données recueillies par ce questionnaire ont été soumises à une analyse statistique simple, moyenne et de déviation typique, et celles des entretiens ont fait l'objet d'une analyse de contenu. Les indicateurs de bénéfice et de rentabilité ont été vérifiés à partir des données recu eillies dans les démons-trations comptables de l'entreprise et publiées sur le site de la Bourse des Valeurs de New-York (NYSE). Sur la base des résultats de cette étude, nous concluons que l'autonomisation psychologique, selon le modèle de Spreitzer (1995) est liée à l'efficacité de la gérance mesurée par l'atteinte des objectifs établis dans le système de récompense des employés de l'entreprise qui fait l'objet de cette étude.

: .

        · | | | |     ·     · ( pdf )