Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Memorias: Revista Digital de Historia y Arqueología desde el Caribe
On-line version ISSN 1794-8886
Abstract
GUNTOVNIK HUBRECHT, Mónica Margarita. Performance como história: Las Negritas Puloy no Carnaval de Barranquilla. memorias [online]. 2017, n.32, pp.149-177. ISSN 1794-8886. https://doi.org/10.14482/memor.32.10331.
Resumo No presente ensaio se percorre pelas origens e as transformações da fantasias/ comparsa (grupo de dança) chamada Las Negritas Puloy. Ao longo e durante os últimos sessenta anos, o performance por meio da dança e a fantasia, durante o Carnaval de Barranquilla, tem se posicionado como um emblema dessa festa. As transformações anuais as quais tem sido sometidas ao longo dos carnavais mostram um complexo histórico performativo que dá conta da identidade da cidade de Barranquilla, Colômbia. No grupo Las Negritas Puloy se reflete ainda a ideologia fundante de uma nação, a través de uma narrativa tri-étnica, que não tem como reconhecer o estado de desigualdade da sua própria população afrodescendente.
Keywords : Carnaval de Barranquilla; comparsa; grupo dança; performance; performativo; historia; gênero; negritude; estereótipo; negrita; Puloy.