SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2What do Brazilians think about LGBT? Their Socials RepresentationsThe Impact of the Visual Sequence on the Symbolic Understanding of Actions on Images author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Avances en Psicología Latinoamericana

Print version ISSN 1794-4724On-line version ISSN 2145-4515

Abstract

PAEZ-ARDILA, Héctor Andrés; LOPES CAMPOS, Ítalo Sergio  and  GOUVEIA JR, Amauri. Evidências do efeito de ganhar ou perder em níveis de raiva e ansiedade em lutadores de judô. Av. Psicol. Latinoam. [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.173-190.  Epub Feb 20, 2021. ISSN 1794-4724.  https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6950.

A agressão é um comportamento que implica uma ativação simultânea de componentes fisiológicos, bioquímicos, neurológicos, comportamentais e emocionais tais como a ansiedade e a raiva. Nos humanos, os esportes se podem considerar como uma forma de exibição porque permite que a agressão se expresse com uma baixa probabilidade de dano permanente aos sujeitos. As competições se têm empregado como modelos para avaliar a ativação produzida pelas diferentes etapas da concorrência como o resultado do combate. O Judô tem sido usado como um modelo de agressão competitiva para avaliar as diferentes respostas do corpo em comportamentos agonísticos em humanos, pois oferece um contexto similar aos estudados em brigas de animais.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de ganhar/ perder nos níveis de raiva e ansiedade em lutadores de judô já vinculados à Federação de Judô de Pará, Brasil. Se utilizaram as escalas psicométricas STAXI e STAI e seus resultados foram usados em uma análise de correlação para conhecer a interação entre os componentes das escalas com o número total de golpes, utilizando uma avaliação pre/pós briga e a filmagem das lutas. Encontraram-se diferenças entre ganhadores e perdedores estatisticamente significativa (p< 0.05); perdedores apresentaram maiores níveis de raiva, enquanto a ansiedade foi maior para os ganhadores. Sendo que, o judô é um meio competição, onde podem expressar-se de forma socialmente aceitada, ditos comportamentos.

Keywords : agressão defensiva; agressão ofensiva; esportes; ansiedade; raiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )