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Cuestiones Teológicas
Print version ISSN 0120-131X
Abstract
DIAZ RODRIGUEZ, Álvaro Gabriel. 1777-1778, Nova Consciência Da Fé Em W.a. Mozart. Cuest. teol. [online]. 2015, vol.42, n.98, pp.511-529. ISSN 0120-131X.
Resumo O ano de 1777 foi o mais significativo para Wolfgang Amadeus Mozart, que fora educado na tradição católica de Salzburg; este ano cria uma consciência distinta da fé cristã tradicional e devota. Em setembro de 1777, conseguiu separar-se do serviço ao arcebispado e empreender uma carreira de maneira "independente"; sua fé começa a ter uma nova conotação, deixando a tradição católica para transformar-se em um catolicismo único, mais consciente e pessoal, no qual o significado da morte e do amor começa a ser o leitmotiv para sua vida e obra, um conceito próprio e apegado ao cristianismo, redentor e atemorizante em muitos casos. No presente artigo é sugerida a hipótese, segundo a qual, a partir do ano de 1777 a vida de Mozart se transforma e começa uma nova etapa que continuará até sua morte, criando, deste ano para frente, uma nova linguagem musical, mais íntima e reflexiva. É realizada uma análise musical a partir de sua obra e a retórica implícita em cada uma de suas peças, relacionando as obras com momentos de sua vida que foram registrados em cartas enviadas a seus familiares e amigos próximos, A ideia de uma religiosidade em Mozart, cujo clímax ocorre entre 1777 e 1778, contrasta com outras posturas musicológicas, que indicam haver sido em 1781, com a ópera Idomeneo, que Mozart obtém uma consciência e transformação espiritual.
Keywords : Música; Fé; Catolicismo; Composição musical; Análise musical.