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Revista Colombiana de Sociología
Print version ISSN 0120-159X
Abstract
RAPPAPORT, Joanne. Visualidade e escrita como ação: Pesquisa-Ação Participativa no litoral Caribe colombiano. Rev. colomb. soc. [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.133-156. ISSN 0120-159X. https://doi.org/10.15446/rcs.v41n1.66272.
Este artigo realiza um projeto de reconstrução da metodologia de Pesquisa-Ação Participativa (PAP) que Orlando Fals Borda e a Fundação do Caribe estabeleceram a princípios da década de sessenta nos estados de Córdoba e Sucre (Colômbia), em colaboração com a Associação Nacional de Usuários Camponeses (Anuc). A partir de uma leitura paralela do arquivo pessoal de Orlando Fals Borda e dos folhetos ilustrados que sua equipe produziu para divulgar a história camponesa narrada "de baixo", argumenta-se que a elaboração de histórias em quadrinho para esses folhetos consistia um cenário no qual se redefinia o significado de pesquisa. Em vez de uma sequência tradicional que transita pela coleta de dados para sua posterior análise, transformou a pesquisa num exercício coletivo de construção do conhecimento. No centro desse processo, estava Ulianov Chalarka, o artista de Montería que, durante dois anos, desenhou as quatro histórias em quadrinho produzidas pelo projeto. Dessa maneira, analisa-se o ato de olhar do artista: como Chala-rka cria uma imagem icônica para representar as histórias de luta narradas pelos camponeses, usando como caso exemplar o quadrinho Tinajones, sobre as lutas camponesas da região de San Antero e San Bernardo del Viento. Além disso, comparam-se as histórias elaboradas pela equipe em diferentes meios - prosa e história em quadrinhos - para compreender a contribuição de Chalarka para o projeto. Interpreta-se, com a ajuda de um grupo de desenhadores, a montagem das histórias em quadrinho dos folhetos, procedimento que começou com a presença do artista nas entrevistas e sua produção do que poderia ser chamado "anotações desenhadas", que ressaltam certos eventos da narração. Em seguida, analisa-se a criação dos painéis pela equipe de pesquisa, mostrando como as anotações desenhadas eram colocadas nos quadrinhos que continham mais informação. Finalmente, salienta-se que, por meio dos erros de perspectiva nos quadrinhos, pode-se identificar o processo coletivo de montagem deles, e que o papel de Chalarka evidencia a importância de considerar todos os participantes num projeto de PAP.
Keywords : Chalarka; Córdoba; história em quadrinhos; Orlando Fals Borda; Pesquisa-Ação Participativa; Sucre.