SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue44The industry of collective memory. Notes for the systematization of a concept from a Chilean documentary case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Memoria y Sociedad

Print version ISSN 0122-5197

Abstract

CANTERO, Emanuel. Curar o passado: teoria, curadoria e diálogo em uma exposição de arte indígena contemporânea do Gran Chaco Gualamb. Mem. Soc. [online]. 2018, vol.22, n.44, pp.6-23. ISSN 0122-5197.  https://doi.org/10.11144/javeriana.mys22-44.cptc.

Este artigo é uma resposta à exposição de arte indígena contemporânea «Gran Chaco Gualamba. Arte, Cosmovisão, Soberania» (Chaco, Argenti na; julho de 2013). Sem se desviar dos próprios objetivos da exposição, o texto problematiza a prática curatorial como forma de apresentar a produção artística das populações originárias como artefatos significantes intimamente enlaçados com suas formas de vida comunitária -e não apenas obras de arte autónomas e assépticas de toda função social-. Contrastando as definições da equipe de curadoras, o corpus de obras expostas e o discurso de povoadores originários, é evidente que essa tentativa por recuperar a ligação orgânica entre arte, cosmovisões e vida em comunidade resulta interrompido, dado que os próprios povoadores originários acham esta ligação como uma circunstância historicamente pretérita, previa aos processos de colonização. Por fim, são mapeadas as lutas presentes das comunidades que, por falta desse passado harmonioso, colocam a suas identidades como resistência necessária para um futuro melhor.

Keywords : arte indígena; arte contemporânea; curadoria; cosmovisões; identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )