SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Liberalism, Enlightenment and Romanticism: The Problem of Freedom in Two Novels of the Restored RepublicLos de abajo: Revolución mexicana, desajuste y modernidad esquiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Literatura: Teoría, Historia, Crítica

Print version ISSN 2256-5450On-line version ISSN 0123-5931

Abstract

PINEDA, Carlos. La Rumba de Ángel de Campo: a Cidade do México do século XIX como imaginário sonoro. Lit. teor. hist. crit. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.105-126. ISSN 2256-5450.  https://doi.org/10.15446/lthc.v18n2.58734.

Este artigo compreende a Cidade do México do final do século XIX como um imaginário sonoro. Para analisar essa proposta estética, o romance La Rumba, de Ángel de Campo, alcunhado por Micrós, será o sujeito principal de análise. Queremos evidenciar a estrutura subjacente que as sonoridades da cotidianidade suburbana e a tensão dramática da obra formam. Esse exercício crítico estuda como as mudanças tecnológicas podem modificar as estratégias narrativas e ajudar a construir aquilo que se costuma chamar marca de época: uma sorte de tatuagem na pele da letra. Nesse âmbito, o artigo entende o modo no qual Micrós utilizou diversas estratégias sensoriais, o ouvido, principalmente, para descrever sua cidade imaginada, a cidade imaginada por seus habitantes e aquela Cidade do México do Porfiriato, que, antes de ser urbe, era somente um construto ideal.

Keywords : Ángel de Campo; La Rumba; século XIX; imaginários sonoros.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License