Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Cited by Google
- Similars in SciELO
- Similars in Google
Share
Tecné, Episteme y Didaxis: TED
Print version ISSN 0121-3814
Abstract
BEDOYA-RODRIGUEZ, Francisco Javier. O quebra-cabeça: estratégia didática para melhorar a aprendizagem de cálculo em estudantes de engenharia. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. [online]. 2023, n.53, pp.162-180. Epub Jan 01, 2023. ISSN 0121-3814. https://doi.org/10.17227/ted.num53-14357.
Este estudo centra-se na aprendizagem baseada no jogo e no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para melhorar as habilidades e a aprendizagem da matemática na universidade. Para isso, pretende-se validar uma técnica em sala de aula denominada “O Quebra-cabeça” em estudantes de engenharia industrial a partir das disciplinas cálculo diferencial e integral, apoiado na aprendizagem ativa e colaborativa. Elaborou-se um quebra-cabeça com uma tela digital, que foi aplicado nas equipes formadas onde o vencedor teve um incentivo acadêmico. É um estudo quase experimental no qual foram analisados aspectos sociodemográficos dos alunos e foram aplicados um pré-teste e pós-teste para avaliar a eficácia da técnica em sala de aula. Utilizou-se uma amostra intencional com um total de N = 178 alunos pertencentes às disciplinas cálculo diferencial e integral dos anos de 2016 a 2020. Os dados sociodemográficos dos alunos foram analisados com estatística descritiva utilizando o software estatístico SPSS Statistics versão 25 com o teste não paramétrico de Wilcoxon para amostras relacionadas e poder medir as melhorias, produto da aplicação da técnica. Os resultados do pré e pós-teste referem-se a diferenças e indicam que a aplicação da técnica em sala de aula “O Quebra-Cabeça” melhora significativamente o aprendizado do processo de derivação e integração. Os resultados deste estudo coincidem com outros trabalhos onde as estratégias didáticas melhoram a aprendizagem, além disso, essa técnica pode ser uma referência para ser aplicada em outras disciplinas e promover atividades desse tipo em sala de aula.
Keywords : ensino em sala de aula; cálculo; aprendizagem baseada em jogos; estratégias de ensino; aprendizagem colaborativa.