Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Cited by Google
- Similars in SciELO
- Similars in Google
Share
Historia y Sociedad
Print version ISSN 0121-8417On-line version ISSN 2357-4720
Abstract
SOLANO-ROA, Juanita. Fotoramas: Jorge Obando e a fotografia panorâmica dos años 30 na Colômbia. Hist. Soc. [online]. 2022, n.43, pp.69-91. Epub Aug 22, 2022. ISSN 0121-8417. https://doi.org/10.15446/hys.n43.99707.
A partir da década de 30 do século 20, o fotógrafo colombiano Jorge Obando começou a fotografar com uma càmera Cirkut Eastman Kodak. Esta càmera, capaz de girar 360° sobre seu eixo, permitiu a Obando desenvolver um novo tipo de fotografia, produzindo imagens panorâmicas que captavam o momento de transição para a modernidade na Colômbia. Este artigo examina a relação entre o formato desses tipos de fotografias e os assuntos capturados por Obando. A fotografia panorâmica -uma evolução do panorama pictórico inventado pelo irlandês Robert Barker em 1787- é indissociável das relações de poder estabelecidas pelo meio que nasceu no século 18. Da mesma forma, a repetição dos motivos e temas captados por Obando são intrínsecos à modernidade emergente que surgiu na Colômbia durante a década de 1930. As lentes de Obando capturaram esses momentos de transição por meio de uma técnica e um formato que reproduzem e reforçam o discurso visual de suas imagens. Por meio da análise de algumas de suas fotografias, este trabalho investiga e evidencia essas relações pouco exploradas em sua obra.
Keywords : panorama, fotografia, fotografia panorâmica, equipamento fotográfico; representação social; zona urbana; história urbana; guerra; paisagem; panóptico; modernização; industrialização; Jorge Obando, Colômbia; América Latina; século XX.