SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57Time According to Paul RicoeurBetween Reciprocal and Mutual Recognition: Its transits in peace experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Escritos

Print version ISSN 0120-1263

Abstract

LYTHGOE, Esteban. Ricoeur e seu contraponto entre fenomenologia e hermenêutica na memória. Escritos - Fac. Filos. Let. Univ. Pontif. Bolivar. [online]. 2018, vol.26, n.57, pp.319-339. ISSN 0120-1263.  https://doi.org/10.18566/escr.v26n57.a04.

No seguinte artigo tomaremos os lineamentos expositivos de A memória, a história, o esquecimento, para reconstruir o diálogo que Ricoeur estabelece entre Heidegger e Husserl. Nestas páginas vamos descobrir que, embora essa obra foi publicada quase vinte e cinco anos depois de "Fenomenologia e hermenêutica", nela se concretizam as premissas sobre o tipo de vínculo que deve existir entre a hermenêutica e a fenomenologia, no sentido em que, de uma parte, a fenomenologia é o pressuposto da hermenêutica, e, por outra, a fenomenologia não se pode constituir a si mesma sem um pressuposto hermenêutico. Gostaríamos também de afirmar que, embora em A memória, a história, o esquecimento a fenomenologia se identifica com o plano ôntico e a hermenêutica com o ontológico, as objeções sobre a fenomenologia husserliana da memória estão baseadas nas abordagens de Heidegger, e que a categoria com que se pretende superar a ontologia heideggeriana, a carne, foi originalmente elaborada por Husserl.

Keywords : Autoconstituição temporal; Retenção; Homem capaz; Carne; Morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )