SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue85Participatory design as a method for the creation of critical video games. Poder Violeta, a case study of a video game about sexual harassmentSelf-Efficacy and Learning Achievement in Students with Different Cognitive Styles in a Video Game author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Colombiana de Educación

Print version ISSN 0120-3916

Abstract

GUERRA-ANTEQUERA, Jorge  and  REVUELTA-DOMINGUEZ, Francisco Ignacio. Pesquisa sobre videogames em educação. Uma revisão sistemática da literatura de 2015 a 2020. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.85, pp.236-236.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 0120-3916.  https://doi.org/10.17227/rce.num85-12579.

O uso de videogames em sala de aula é uma tendência educacional planejada, documentada e pesquisada há décadas. Este artigo de pesquisa parte da premissa de retratarpor meio de uma revisão sistemática da literatura, o estado atua das pesquisas com videogames em contextos de educação formal. Para isso, realizou-se uma busca de documentos na base de dados Scopus, obtendo-se uma mostra de 7320 documentos, os quais, após passarem por um processo de screening, foram obtidos 90 documentos que cumpriam aos critérios de inclusão propostos para esta revisão no período de 2015 a 2020. Os dados encontrados foram submetidos à análise estatística, por meio do software de análise estatística SPSS. As conclusões que se extraíram dos documentos analisados demostram que nas pesquisas com videogames e educação, a metodologia quantitativa é a mais utilizada pela comunidade científica; destacando-se também os estudos com delineamentos descritivos, os quais servem para obter dados de forma geral sobre o funcionamento dos videogames na sala de aula. Por fim, os videogames educacionais têm se destacado como os mais utilizados nos documentos analisados devido a suas conotações didáticas.

Keywords : jogo educativo; jogo de computador; investigação sobre textos; educação; tecnologia educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )