SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Nursing intervention, decision-making for symptom management of people with heart failureCorrelation between family functioning and healthy lifestyles in patients with colorectal cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Hacia la Promoción de la Salud

Print version ISSN 0121-7577

Abstract

GARCIA-PUIG, María Elena; RUANO-CASADO, Luisa  and  BALLESTAR-TARIN, María Luisa. Programa de saúde Agente +014: gamificação aplicada à educação de adolescentes com diabetes segundo o modelo PRECEDE-PROCEDE e desde uma perspectiva salutogênica. Hacia promoc. Salud [online]. 2021, vol.26, n.2, pp.129-146.  Epub Sep 02, 2021. ISSN 0121-7577.  https://doi.org/10.17151/hpsal.2021.26.2.10.

Objetivos:

a diabetes mellitus tipo 1 é uma doenças crônicas que costuma debutar na infância e necessitar formação ao longo para dar resposta aos câmbios produzidos em todas as etapas vitais. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um programa de educação para a saúde, seguindo o modelo Precede-Procede e desde uma perspectiva salutogênico atendendo às necessidades da população adolescente e que incluía a gamificação como estratégia educativa.

Materiais e métodos:

a primeira fase é pesquisa mista, quantitativa e qualitativa e combina diferentes instrumentos para a colheita de informação. Os participantes são adolescentes com este diagnóstico e seus progenitores, residentes na Comunidade de Madrid, Espanha. Na segunda, desenvolve-se um programa educativo que responde às descobertas da etapa anterior e que incorpora a gamificação.

Resultados:

a população Diana desfruta de uma boa qualidade de vida, tem um estilo de vida saudável e alta responsabilidade para seus cuidados. Contudo, os recursos que lhes faz falta são os relacionados com a esfera emocional. É por isso que o programa educativo denominado Agente +014 abarca a competência emocional e cuidados avançados da diabetes, todo isto com forma de jogo digital.

Conclusões:

o modelo Precede-Procede foi eficaz para desenvolver esta intervenção de educação para a saúde. O enfoque salutogênico facilita a análise dos recursos pessoais, familiares e comunitários. A gamificação é uma estratégia inovadora na promoção da saúde.

Keywords : Educação em saúde; diabetes mellitus tipo 1; jogo; manejo da doença; Espanha.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )