Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Cited by Google
- Similars in SciELO
- Similars in Google
Share
Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-
Print version ISSN 1692-2522
Abstract
VAZQUEZ-MIRAZ, Pedro. Os mascotes corporativos dos videogames dos anos 90: um símbolo dos millennials. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2018, vol.17, n.33, pp.195-213. ISSN 1692-2522. https://doi.org/10.22395/angr.v17n33a9.
Apresenta-se neste artigo um estudo qualitativo que recopila os principais e mais populares mascotes corporativos do setor de videogames da década dos anos 90, uma efêmera tendência empresarial que desapareceria no século XXI e que estava baseada no sucesso prévio das companhias Nintendo e Sega com suas respectivas criações: Mario e Sonic.
Por meio de uma análise comparativa entre essas personagens de videogames e as características da juventude do final do milênio (a denominada geração Y ou millennial), observou-se que o padrão comum de todos esses símbolos mercantis se fundamentava em representações sociais e culturais relacionadas com o comportamento, o aspecto físico, os hobbies e a psique da juventude do final do século XX.
Keywords : videogames; publicidade; design; personagem; jogadores; adolescentes; geração Y; millennials.