Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares en SciELO
- Similares en Google
Compartir
Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura
versión impresa ISSN 0120-2456
Resumen
LIO FLORES, MELISA. O debate entre a imagem do horror e a representação da dor. Reflexões sobre criações artísticas em museus de memória na América Latina. Anu. colomb. hist. soc. cult. [online]. 2023, vol.50, n.1, pp.165-198. Epub 27-Feb-2024. ISSN 0120-2456. https://doi.org/10.15446/achsc.v50n1.100451.
Objectivo:
Este artigo analisa os debates e questões que surgem ao apresentar visualmente as memórias de ausência e luto nos museus de memória, particularmente aqueles localizados na América Latina através da arte contemporânea nas últimas décadas.
Metodologia:
inicialmente, realiza-se uma contextualização dos debates sobre a definição de história e memória para compreender os problemas que existem em torno da memória traumática e uma estética particular da tragédia que dela decorre. Posteriormente, com a presença de algumas obras artísticas, será analisado como a memória se permite expandir para outros campos da criação, produzindo diálogos artísticos e históricos como formas de representação que comunicam aquilo que pode ser inacessível de transmitir.
Originalidade:
ao analisar a memória e a sua representação através das criações artísticas contemporâneas dentro dos lugares da memória, é possível reconhecer as infinitas dimensões que existem para transmitir as histórias específicas do território latino-americano, e com isso, estabelecem-se novos diálogos que produzem outros canais de reflexão em torno da memória e da violência.
Conclusões:
o debate sobre as diferenças epistêmicas entre o que é considerado memória e história traz diferentes abordagens às propostas museográficas e curatoriais exibidas nestes espaços. Como resultado, foram geradas diferentes exposições que, por um lado, mostram o horror não dito do que aconteceu, e por outro, tentam mostrar outras abordagens com narrativas visuais e artísticas que matizam as memórias do luto e da dor dentro de cada um destes espaços.
Palabras clave : arte contemporânea; artes visuais; história; memória; museus; representação; trauma.