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Revista científica

versión impresa ISSN 0124-2253versión On-line ISSN 2344-8350

Resumen

MARLES-BETANCOURT, Claritza; PENA-TORRES, Parcival  y  PARDO-ROZO, Yelly-Yamparli. A gamificação como estratégia para incluir a educação ambiental no contexto universitário: estudo de caso REHI. Rev. Cient. [online]. 2024, n.49, pp.13-27.  Epub 19-Jun-2024. ISSN 0124-2253.  https://doi.org/10.14483/23448350.21196.

Este artigo descreve uma experiência de inovação educacional em sala de aula por meio da criação de um jogo de tabuleiro como uma alternativa didática para introduzir a educação ambiental no contexto universitário. Essa experiência considera as realidades ambientais dos recursos hídricos e o impacto que os seres humanos têm sobre eles. Esta é uma pesquisa aplicada no campo educacional, com uma abordagem mista e fases metodológicas de pesquisa baseada em design, que aborda a construção coletiva do jogo Reduza sua pegada hídrica com um grupo de sementes por meio de design thinking e gamificação. Um total de 106 alunos da Universidad de la Amazonía participou das diferentes fases de desenvolvimento, escolhidos por meio de amostragem não probabilística. Os resultados incluem a conscientização ambiental dos participantes sobre os recursos hídricos na fase de implementação, com uma avaliação positiva em termos da apropriação percebida do conhecimento, a importância do tema na região, a dinâmica do jogo em termos de sua capacidade de motivar mudanças de atitude e a importância metodológica da gamificação no desenvolvimento de competências genéricas, como trabalho em equipe, criatividade e comunicação. O jogo de tabuleiro projetado representa uma alternativa didática participativa e flexível que contribui, a partir da academia, para a construção de uma cultura da água no sopé da Amazônia colombiana.

Palabras clave : água; ambiente; educação ambiental; ensino superior; jogo educativo; recursos hídricos.

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