SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67Diez pilares para un programa de desarrollo profesional docente centrado en el aprendizaje de los estudiantesDesarrollo de competencias metacognitivas e investigativas en docentes en formación mediante la incorporación de tecnologías digitales: aportes a la excelencia docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Colombiana de Educación

versión impresa ISSN 0120-3916

Resumen

GARCIA VERA, Nylza Offir. A formação do homo pedagogicus: entre a leitura e a escritura. Rev. colomb. educ. [online]. 2014, n.67, pp.125-145. ISSN 0120-3916.

O artigo, baseado em alguns resultados da pesquisa interuniversitária: Para que se lê e se escreve na universidade colombiana?, Situa a reflexão em volta à formação inicial de educadores em leitura e escritura. Neste sentido, volta à perspectiva sobre a formação humanística e pedagógica cada vez mais ausente das licenciaturas ou cursos em educação. Mesmo assim, propor que ler e escrever são práticas fundacionais e constitutivas da profissão docente e, portanto, o vínculo com a cultura escrita é central na formação do homo pedagogicus, entanto mestre-leitor.

Palabras clave : Formação inicial docente; leitura; escritura; homo pedagogicus.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )