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Revista Colombiana de Educación
versión impresa ISSN 0120-3916
Resumen
LOPEZ-MARI, María; MARTIN-ALONSO, Ángel San y PEIRATS-CHACON, José. Dos videogames à gamificação como estratégia metodológica inclusiva. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e214. Epub 30-Oct-2022. ISSN 0120-3916. https://doi.org/10.17227/rce.84-12518.
Um dos desafios para a educação do futuro é garantir a participação e aprendizagem de um corpo discente cada vez mais heterogêneo, com interesses e habilidades muito diversificadas. Essa situação tem forçado a comunidade educacional a evoluir e buscar novas formas de ensino e aprendizagem mais ativas, motivadoras e cooperativas. Uma das estratégias metodológicas que vem sendo implementada na educação com resultados positivos é a gamificação. Uma vez que aplica a mecânica dos videogames que atraem e interessam crianças e jovens e os transfere para ambientes formais como salas de aula. Especificamente, esta pesquisa analisa o uso da gamificação como estratégia metodológica voltada para a educação inclusiva, para avaliar sua eficácia na melhoria da educação recebida por alunos que possuem uma necessidade específica de apoio educacional na Educação Básica. Para tanto, com metodologia qualitativa, foi realizado um estudo de caso em 18 salas de aula do Ensino Fundamental de um centro educacional da Comunidade Valenciana (Espanha). Os resultados indicam que existem alguns elementos que facilitam a inclusão destes alunos nas aulas do ensino básico, como a estruturação do processo de aprendizagem, o feedbackformativo e contínuo ou a personalização dos objetivos.
Palabras clave : método de ensino; inovação pedagógica; jogo; inclusão educacional; ensino básico.