Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares en SciELO
- Similares en Google
Compartir
Revista Colombiana de Educación
versión impresa ISSN 0120-3916
Resumen
CHANCHI-GOLONDRINO, Gabriel Elias; GOMEZ-ALVAREZ, María Clara y SIERRA-MARTINEZ, Luz Marina. Diretrizes para o design e construção de videogames educacionais sérios. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e216. Epub 30-Oct-2022. ISSN 0120-3916. https://doi.org/10.17227/rce.num84-12759.
Nos últimos anos, um dos temas mais difundidos em diferentes contextos de aplicação é a aprendizagem baseada em jogos por meio de jogos sérios que motivam os usuários e, portanto, à medida que seu uso se torna mais difundido, é conveniente articular melhor os jogos sérios no contexto educacional, em de forma a permitir a aprendizagem e o desenvolvimento das competências definidas nos planos de estudo e desenhadas centradas no utilizador. Neste artigo, propõe-se como contribuição um conjunto de cinquenta e uma orientações para o projeto, construção e avaliação de videogames educacionais sérios, que incluem aspectos relacionados à usabilidade, aprendizagem e jogo. As diretrizes foram usadas para inspecionar o videogame lightbot, a fim de determinar os aspectos de design a serem melhorados no referido videogame. As diretrizes propostas neste trabalho pretendem estar vinculadas no processo de desenvolvimento e nas metodologias para a construção de videogames, a fim de promover a geração de videogames educacionais sérios voltados para o usuário, satisfatórios e mais relevantes para o contexto educacional desejado.
Palabras clave : aprendizagem; orientação; videogames; satisfação; motivação; aprendizagem baseada em jogos.