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Revista Colombiana de Sociología

versión impresa ISSN 0120-159X

Resumen

CLAVIJO GONZALEZ, Paola. O que é a verdade? O que é a ficção? Memórias mobilizadas no filme Perro come perro. Rev. colomb. soc. [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.187-211. ISSN 0120-159X.  https://doi.org/10.15446/rcs.v40n1.61958.

Este artigo se propõe explorar quais foram as memórias mobilizadas sobre o fenôme no da violência contemporânea no filme colombiano Perro come perro, do diretor Carlos Moreno, estreado em 2008. A partir das contribuições teóricas de Pécaut, Todorov e Hal bwachs, analisa-se um dos filmes mais discutidos na mídia no país entre 2003 e 2013. A memória é abordada como um ato social coletivo que expressa as lucubrações realizadas por diferentes grupos sobre situações que os afetaram, como se observa na tentativa re cente do cinema colombiano de ficção por reelaborar esse fenômeno. O cinema, enquanto produto cultural, constitui um veículo da memória ao construir e comunicar relatos sobre o passado vivido. Esse exercício de rememoração está atravessado pelos usos do passado no presente, por meio de uma seleção consciente e inconsciente do que e como recordar.

Tendo em vista que a ficção é considerada linguagem da memória, torna-se imperati vo entender como os grupos, por trás das produções cinematográficas, colocam em cena sentidos, enredos que consideram legítimos e verdadeiros para serem contados, criando narrativas sobre as realidades que experimentam. Ao ser a unidade de análise um produto cinematográfico, adota-se uma metodologia interdisciplinar, composta pelo modelo ac tancial de Greimas e Martín Serrano, e um modelo próprio inspirado em Goffman sobre os personagens e os identificadores, a partir dos quais se descrevem os referenciais sociais evocados no filme, identificam-se identidades, objetos e lugares, elaboram-se seus progra mas narrativos e estabelecem-se os tipos de memórias mobilizadas. Entre os achados mais relevantes, está a experiência mágico-religiosa como um dos fios narrativos fundamentais da história. O filme apela a uma das metáforas emblemáticas da violência na Colômbia, na qual o conflito é vivido e explicado sob a intervenção de forças sobrenaturais, que elimi nam os atributos sociais dos que fazem a guerra. O conflito aparece como um recurso es petacular e mítico que deve ser valorizado por seu caráter melodramático e circunstancial.

Palabras clave : cinema colombiano; ficção; memória coletiva; narrativas; referenciais sociais; violência contemporânea..

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