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Revista Colombiana de Sociología

versión impresa ISSN 0120-159X

Resumen

PUERTA DOMINGUEZ, Simón. Cultura de massa, ornamentaçao e cinema. Uma crítica de Siegfried Kracauer à modernidade. Rev. colomb. soc. [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.257-273. ISSN 0120-159X.  https://doi.org/10.15446/rcs.v40n1.61961.

Siegfried Kracauer foi uma testemunha das precipitadas transformações com as quais começou o século xx: crescimento das cidades e das lógicas inerentes a elas, pro longação de dinâmicas industriais aos âmbitos da diversão e da massificação social. A mo dernidade avançada, apoiada no desenvolvimento técnico, possibilitou irrupções sociais e culturais que o autor deste texto identificou em fenômenos particulares, que surgiram com a emergência do novo ator social: as massas. Kracauer não só presenciou a mudança, mas também a interpretou e buscou compreendê-la em suas expressões mais tênues e sutis. O espetáculo massivo, que vem determinado e que dá lugar a uma transformação ra dical no gosto, roubou sua atenção: ornamental, estrepitoso, barulhento, foi para ele uma estetização da confusão social imperante. De influência simmeliana, mas imprimindo seu olhar único, que nutriu as reflexões sociológicas da Teoria crítica, Kracauer revelou, nos fenômenos culturais da grande urbe das primeiras décadas do século xx, as tendências racionalizadoras com as quais a experiência moderna sacudiu e subsumiu o indivíduo e sua percepção. Este ensaio dá conta da experiência moderna a partir dos princípios e interpretações de Kracauer, com ênfase em sua vigência e em sua riqueza conceitual, uma grande contribuição para a sociologia da modernidade. Fenômenos concretos como o ci nema, a literatura de consumo massivo e os espetáculos ornamentais em grandes estádios servem para revelar as características principais da modernidade e problematizar a relação liberdade-repressão que se gera entre o indivíduo e a organização social. Argumenta-se e desenvolve-se que essa forma de interpretação da experiência moderna tem grande vi gência por seu enfoque no concreto e oferece elementos enriquecedores da análise social mais ampla para cada época e suas problemáticas.

Palabras clave : abstratividade; cinema; distração; massificação; modernidade; ornamento..

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