SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65¿Que sabemos sobre las cuotas? Datos y consideraciones sobre la implementación del sistema de cuotas en la Universidad del Estado de Rio de Janeiro (UERJ)"Nosotros los ferroviarios". Configuraciones y representaciones identitarias. Ferrocarriles Nacionales de Colombia. Bogotá, 1958-1970 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Universitas Humanística

versión impresa ISSN 0120-4807

Resumen

RIVERA, Fernando. Topografia das crono-paisagens - identidades sociais, praticas culturais e "trama" histórica. univ.humanist. [online]. 2008, n.65, pp.281-330. ISSN 0120-4807.

Rastreando o conceito de representação social e suas distintas conexões com o ideológico, as mentalidades, o imaginário e as práticas culturais, e a partir da definição do espaço urbano como um texto cultural, o artigo formula um dispositivo analítico de interpretação histórica: a Cronopaisagem. Este conceito está filigranado pela interação multideterminada de formas arquitetônico-urbanísticas, gramáticas de sociabilidade e dispositivos de regulação e hierarquização, e «cênicas» ou repertórios intercalados de práticas culturais e representações sociais que comprometem, pelo menos, níveis de auto-representação e referência identitária e de avaliação e qualificação coletiva. A «crono-paisagem» é, então, uma dinâmica que configura a construção das identidades sociais.

Palabras clave : representação coletiva; identidade social; prática cultural; visibilidade histórica; crono-paisagem; La primera obligación de un historiador no consiste en ocuparse de un tema, sino en crearlo Paul Veyne (1984:195).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons