SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número82Ciudadanos y gobierno electrónico: la orientación al ciudadano de los sitios web municipales en Colombia para la promoción de la participaciónForma y fondo: una etnografía de la materialidad de la justicia en Cali índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Universitas Humanística

versión impresa ISSN 0120-4807

Resumen

GARCIA PETER, Sabina. O multiculturalismo como um modelo de governança no Chile: Estado, academia e corretores. univ.humanist. [online]. 2016, n.82, pp.307-334. ISSN 0120-4807.  https://doi.org/10.11144/Javeriana.uh82.mmgc.

O presente artigo de reflexão objetiva analisar a participação dos atores do campo académico-científico no Chile, na implementação e desenvolvimento de um programa de administração das populações indígenas definido como modelo de governança caracterizado como 'multiculturalismo neoliberal'. Especificamente apresenta-se o programa Origens dirigido às populações indígenas no Chile e analisa-se o caso do Instituto Isluga da Universidade Arturo Prat para demonstrar a existência de um vínculo entre a produção e circulação de conhecimento acadêmico e o desenvolvimento de esse modelo. Baseado na análise de entrevistas a pesquisadores/as dentro do campo académico das ciências sociais e humanas no Chile, mesmo como de currículos e documentos institucionais, o artigo contribui para refletir desde uma perspectiva crítica sobre os processos de interação entre campo académico e Estado. Os casos apresentados permitem-nos concluir que os atores académicos podem atuar como brokers, apojando e difundindo intelectualmente esse modelo.

Palabras clave : multiculturalismo; neoliberalismo; Estado; brokers; atores acadêmicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons