SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3¿Quiénes son esos "Muchachos de verde"?: Activismo en línea en Chile desde la perspectiva de la comunicaciónLas redes sociales y los nuevos flujos de programación: un análisis de la cobertura de Al Jazeera sobre la primavera árabe índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Palabra Clave

versión impresa ISSN 0122-8285

Resumen

TORRES-PARRA, Carlos Roberto. Da promessa digital aos videogames do oprimido: Chaves sobre um uso de resistência através do consumo cultural. Palabra Clave [online]. 2013, vol.16, n.3, pp.760-786. ISSN 0122-8285.

Este artigo propõe um caminho para compreender por que o videogame, entendido em sua dimensão cultural, poderia ser uma ferramenta útil para transmitir relatos diferentes aos que circulam nos meios de comunicação tradicionais. Para cumprir esse objetivo, recorre-se a diferentes reflexões da tensão poder-resistência, ao considerar as transformações que implica a irrupção das tecnologias digitais, articuladas com contribuições dos campos do feminismo e da crítica pós-colonial. O cruzamento desses argumentos com algumas das mais recentes propostas do campo teórico dos videogames sugere uma base para cristalização desse suposto nas margens do poder.

Palabras clave : Videogames; consumo; cultura; poder; resistência; feminismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )