SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Segmentación y exclusión en Chile: El caso de los Jóvenes Primera Generación en Educación SuperiorTutorías académicas: desafíos de un programa piloto entre pares en una universidad no selectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud

versión impresa ISSN 1692-715X

Resumen

RODRIGUEZ-MARTINEZ, María del Carmen; SANCHEZ-RIVAS, Enrique  y  LABAJOS-MANZANARES, María Teresa. Vocação ocupacional e gênero em estudantes do ensino superior de ciências da saúde. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.345-356. ISSN 1692-715X.  https://doi.org/10.11600/1692715x.1512130102015.

O processo de escolha profissional é composto por vários elementos, tais como traços de personalidade, interesses profissionais, aptidões e habilidades.Este estudo pretende analisar a associação entre o gênero e a vocação numa amostra espanhola de 156 estudantes de Ciências da Saúde do primeiro ano de Enfermagem, Fisioterapia, Podologia e Terapia Ocupacional da Universidade de Málaga .O instrumento utilizado foi o questionário Oregon Vocational Interest Scales (ORVIS). Os resultados mostram que existem diferenças no gênero em algumas dimensões após realizado o teste de T-Student: Liderança (F=6.532; p=0.012), Organização (F=3.818; p=0.05) e Aventura (F=4.211; p=0.029). Não obstante, discutimos a necessidade de realizar estudos que contemplem outras variáveis de influencia.

Palabras clave : Interesses vocacionais; estudos de gênero; estudantes de ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons