SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1El maestro universitario: sujeto del desarrollo humano en contextos socialmente responsablesAprendizaje de dos conceptos semióticos para el análisis cinematográfico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Sophia

versión impresa ISSN 1794-8932

Resumen

JARAMILLO, Olga Johanna. Estratégias de integração do quadro situacional para a compreensão leitora de textos acadêmicos digitais. sophia [online]. 2019, vol.15, n.1, pp.97-108. ISSN 1794-8932.  https://doi.org/10.18634/sophiaj.15v.1i.509.

Nesta pesquisa foi desenvolvido um pacote interativo virtual para a compreensão de textos expositivos-explicativos em formato hipermídial baseado no modelo construtivo-integrativo de W. Kintsch e Van Dijk (1978), os três níveis de representação de W. Kintsch (1988), o texto expositivo-explicativo de T. Álvarez, os subtipos do texto expositivo-explicativo de Meyer (1984) e a Web 2.0. Além disso, o texto apresenta um panorama de pesquisas relacionadas à leitura de textos dessa tipologia por meio de ferramentas da plataforma Moodle para dar origem às metodologias qualitativa e hermenêutico-dialética de três instrumentos de medida tendo em vista chegar à análise de resultados e à cinco conclusões como estratégias que buscam qualificar o quadro situacional em quinze estudantes.

Palabras clave : compreensão leitora; modelo situacional; web 2.0.; texto expositivo-explicativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )