Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares en SciELO
- Similares en Google
Compartir
Entre Ciencia e Ingeniería
versión impresa ISSN 1909-8367
Resumen
PARRADO, F. y OSPINA, D.. Ludificação de uma prova psicológica para a avaliação do autocontrole em estudantes com o sensor Kinect. Entre Ciencia e Ingenieria [online]. 2016, vol.10, n.20, pp.108-116. ISSN 1909-8367.
A tecnologia de reconhecimento de gestos e movimentos pode suportar e melhorar as medições de construtores psicológicos como o autocontrole, o qual é considerado como um rasgo de personalidade ou uma habilidade para preferir consequências demoradas. Tradicionalmente, a avaliação é realizada com pesquisas e a execução de tarefas específicas. Neste estudo o autocontrole foi medido com a prova 16 PF e o padrão de eleição foi avaliado com os diferentes valores de respostas do Iowa Gambling Task. Uma amostra de 85 estudantes de psicologia jogou numa interface de humano- computador usando o sensor Kinect. Encontrou-se que os participantes tiveram similares ganhos e um tempo de reação diferente (F(2, 8049) = 3.058, p < 005) e ao tomar decisoes de jogar ou passar (p<0.001) particularmente entre quem pontuou baixo e médio autocontrole. Estes achados indicam que o uso do sensor Kinect é útil para melhorar a tecnologia para classificar a execução de eleições correspondentes a conceitos psicológicos.
Palabras clave : Interação humano-computador; Ludificação; Videogames sérios; Autocontrole; Iowa Gambling Task; Toma de decisões; Prova Psicológica.