SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número32My Funny Valentine, Miles Davis y la improvisaciónProyectos musicales en secundaría: una herramienta para facilitar la socialización en adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Praxis & Saber

versión impresa ISSN 2216-0159

Resumen

QUILES, Oswaldo Lorenzo  y  REYES PEGUERO, Francisco Luis. Porto Rico e suas manifestações musicais. Desde o contexto histórico e sociocultural até a realidade folclórica atual. Prax. Saber [online]. 2022, vol.13, n.32, e201.  Epub 17-Feb-2023. ISSN 2216-0159.  https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n32.2022.13208.

Entender como as atuais expressões musicais folclóricas surgem em Porto Rico requer a análise de seu contexto social e cultural desde suas origens históricas, ligadas à conquista da América. Isso permite observar a grande influência de diversas expressões musicais próprias da herança cultural da ilha e associar corretamente suas características distintivas à música da cultura précolombiana local e àquela importada da África à força, através da escravidão. Assim, a cultura porto-riquenha foi desenvolvida durante a era colonial, de 1493 a 1898, sem ser taina, africana ou espanhola, mas híbrida. Na chegada dos estadunidenses em 1898, os porto-riquenhos não eram culturalmente espanhóis nem são hoje culturalmente estadunidenses. A cultura musical porto-riquenha é o produto de suas variadas influências ao longo de sua história. As bases desta cultura foram claramente estabelecidas através de um processo de mestiçagem de vários séculos.

Palabras clave : música tradicional; Caribe; colonialismo; cultura caribenha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )