SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Protección a la propiedad intelectual del autor en Perú en tiempos de crisis moralMetodología para la valoración patrimonial y económica de colecciones bibliográficas del CRAM en el Museo Casa de la Memoria de Medellín índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Interamericana de Bibliotecología

versión impresa ISSN 0120-0976versión On-line ISSN 2538-9866

Resumen

CANTISANI PADUA, Mariana; NAKANO, Natalia  y  VICENTINI JORENTE, Maria José. Explorando projetos de inovação em comunicação museológica. Rev. Interam. Bibliot [online]. 2021, vol.44, n.1, e3.  Epub 19-Abr-2021. ISSN 0120-0976.  https://doi.org/10.17533/udea.rib.v44n1erv1.

A sobrecarga informacional causou mudanças marcantes na forma como as pessoas buscam informações e, por sua vez, têm remodelado a sociedade, especialmente em ambientes de informação digital, como bibliotecas e museus. O objetivo deste estudo é apresentar e discutir três projetos de comunicação museológica inovadores e criativos, são eles: Hyper-Interaction within Physical Space; Cultural Heritage Information Personalization; e SMARTMUSEUM, a partir do modelo conceitual de design de experiência. Trata-se de pesquisa bibliográfica epistemológica e exploratória, em que um referencial teórico baseado no Design da Informação e no Design de Experiência é apresentado, no âmbito da comunicação museológica em ambientes híbridos. As ações estratégicas de comunicação museológica devem contar com a utilização de Sistemas de Informação, do uso das inovações e das Tecnologias da Informação e Comunicação. Com a apresentação desses projetos sintetizamos algumas inovações que contemplam abordagens científicas diferenciadas, dessa forma orientase o processo de tomada de decisão na construção das estratégias e das etapas dinâmicas necessárias para o desenvolvimento de um plano de comunicação para o ambiente digital de museu eficiente, e que, consequentemente, possa promover uma experiência satisfatória.

Palabras clave : comunicação museológica; tecnologia da informação e comunicação; sistemas de informação; design da informação; design de experiência; informação e tecnologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )