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Revista Colombiana de Sociología

versión impresa ISSN 0120-159X

Resumen

BOUHABEN, Miguel Alfonso  y  PINEIRO AGUIAR, Eleder. Transfronteiriço, super-fronteiriço e des-fronteiriço. A arte da performance na fronteira EUA-México. Rev. colomb. soc. [online]. 2021, vol.44, n.1, pp.217-235.  Epub 22-Nov-2021. ISSN 0120-159X.  https://doi.org/10.15446/rcs.v44n1.87616.

Neste texto interpretativo-hermenêutico, as obras artísticas realizadas na fronteira EUA-México são utilizadas para refletir sobre conceitos filosóficos e antropológicos em torno da securitização da mobilidade humana e do limite como categoria central na construção da modernidade capitalista. A singularidade desses trabalhos reside no fato de que eles intervêm performativamente no espaço fronteiriço, de modo a explicar a natureza porosa, construída, difusa e heterogênea das fronteiras, sendo a mais extensa do mundo um laboratório biopolítico do qual generalizar. As obras analisadas também abordam uma variedade de disciplinas cujos processos envolvem uma transgressão poética dos limites das fronteiras. Do estudo do corpus das obras emergem três categorias de obras performativas na fronteira: transfronteiriça, o que implica uma transgressão do limite através do corpo; sobre-fronteiriça, que desenvolve uma ação que se sobrepõe e opera no próprio limite; e a des-fronteiriça, que defende a eliminação poética do limite. Assim, as análises abordam a transfronteiriça performativa, como um desafio às formas de controle impostas pelas passagens de fronteira através do uso do corpo como ato lúdico, como expressão da diferença e como abjeção (To the Rhythm of the Swing, Rocío Boliver, 2012); super--fronteira performativa, como substituição de uma ação na fronteira do Rio Grande, que opera em torno do paradoxo da mobilidade/imobilidade e compreensão-criatividade (Operation Tumbleweed, K. Yoland, 2018); e a des-fronteiriça performativa, como um mecanismo para apagar a barreira para a configuração de uma possibilidade utópica e de um mundo sem limites que possa ser lido como um limite político, antropológico e desconstrutivo (Erasing the Border, Ana Teresa Fernández, 2012). Após das análises, na parte final do trabalho, defende-se a natureza transdisciplinar e contestatória dos trabalhos selecionados e a proposta ativista de seus autores.

Descritores: arte de vanguarda, arte latino-americana, migração, sociologia da arte.

Palabras clave : ativismo; des-fronteiriça; limite; performance; securitização; sobre--fronteiriça; transdisciplinaridade; transfronteiriça.

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