SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Complejidad estructural en textos narrativosEl proceso dinámico de construcción de identidad estudiante-profesores como futuros profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Cuadernos de Lingüística Hispánica

versión impresa ISSN 0121-053Xversión On-line ISSN 2346-1829

Resumen

BURGO, Clara. Ideologias da língua na instrução e identidade do espanhol herdado. Cuad. linguist. hisp. [online]. 2021, n.38, pp.154-168.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 0121-053X.  https://doi.org/10.19053/0121053x.n38.2021.13134.

Ideologias relacionadas à identidade latina são centrais para o ensino da língua de herança (LH) (Leeman et al., 2011). No entanto, a instrução de herança inicial foi focada principalmente em adquirir a norma padrão (Leeman, 2012). Quais são as ideologias atuais tanto na aula de espanhol como na aula de patrimônio? Este artigo tenta descrever as ideologias linguísticas na sala de aula, o valor do inglês, o uso do spanglish e como os educadores podem fortalecer atitudes positivas por meio da consciência cultural e das ideologias translinguísticas para promover a justiça social ao lutar contra as ideologias hegemônicas.

Palabras clave : spanglish; ideologias linguísticas; ensino de línguas tradicionais; translinguagem.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )