SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número92La disolución del primer Congreso Constituyente mexicano: un análisis de discursos“Aves de toda especie”: representaciones sociales de la homosexualidad en la prensa en Antioquia, Colombia, 1960-2000 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Historia Crítica

versión impresa ISSN 0121-1617

Resumen

OSORIO, Juan David. Entre história e literatura: as mediações míticas nas linguagens políticas do indigenismo no (1919-1928). hist.crit. [online]. 2024, n.92, pp.47-70.  Epub 07-Mayo-2024. ISSN 0121-1617.  https://doi.org/10.7440/histcrit92.2024.03.

Objetivo/Contexto:

A década de 1920 assistiu a uma das transformações mais significativas na cultura política peruana: a generalização do problema do índio como um fenômeno socioeconômico, cuja abordagem inovadora permitiria, por sua vez, a entrada de novas linguagens políticas. O objetivo deste artigo é recuperar a retórica do mito como um elemento fundamental do debate indigenista peruano desses anos. Para isso, reconstrói a polêmica literária do indigenismo em 1927 e analisa como os intelectuais indigenistas de diferentes lugares, como Lima, Cusco e Puno, procuraram dar legitimidade a seus argumentos por meio da mediação mítica entre literatura e história.

Originalidade:

O artigo oferece uma análise inovadora do campo intelectual ao reinterpretar cuidadosamente as fontes sobre a polêmica indigenista de 1927, reconstruindo linguagens sincrônicas sobre a nação e recuperando o mito como uma técnica de significação, ou seja, a gramática sobre a qual os indigenistas modulavam seus argumentos, imaginando criativamente o passado e oferecendo alternativas para a mobilização política. Essa perspectiva teórico-metodológica, sem precedentes para o período e para o tema estudados, possibilita a abertura de pesquisas preocupadas em desvendar as mudanças conceituais e seus fundamentos míticos.

Conclusões:

Argumenta-se que o mito é a operação intelectual que fundamenta a modificação das linguagens políticas da nova geração de intelectuais peruanos. O indigenismo possibilita novas redes conceituais que investigam a identidade nacional, acelerando o horizonte de expectativa, nos termos de Reinhard Koselleck, e incorporando as contribuições míticas fabricadas pelos espaços de experiência da organização indígena, incluindo as rebeliões indígenas do Sul e as experiências do Comité Pro-Derecho indígena Tahuantinsuyo. Conceitos como “nação” e “socialismo” são democratizados e articulam diferentes temporalidades entre os setores indigenistas, adquirindo dimensões míticas de enorme valor.

Palabras clave : história conceitual; indigenismo; intelectuais; literatura; mito; século xx..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )