SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Articulando la CoRe y los PaP-eR al programa educativo por orientación reflexiva: una propuesta de formación para el profesorado de químicaPertinencia de la inclusión de las cts en el currículo de la carrera técnica profesional de estética facial y corporal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Tecné, Episteme y Didaxis: TED

versión impresa ISSN 0121-3814

Resumen

PEDREROS MARTINEZ, Rosa Inés. Modos de pensar e falar sobre o equilíbrio térmico: significados e contextos de uso nas ciências da natureza. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. [online]. 2014, n.35, pp.113-132. ISSN 0121-3814.

A presente revisão foi realizada com o objetivo de revelar os modos de pensar e falar sobre o equilíbrio térmico. Foi realizada de maneira exploratória e descritiva a partir da análise dos contextos de utilização das fontes estudadas. Na análise consideramos o sentido e significado dos modos de pensar e falar; os modos de pensar e falar sobre o equilíbrio e equilíbrio termodinâmico e o fenômeno do equilíbrio térmico. Finalmente, encontramos uma variedade de modos de pensar e falar sobre o equilíbrio, que abrem a opção de uma análise baseada na explicitação de compromissos ontológicos e epistemológicos que permitam uma conexão com os contextos culturais das comunidades. A partir disso se busca a construção de bases para a tese de doutorado que questiona: Qual é o perfil conceitual de equilíbrio térmico dos indivíduos de duas comunidades culturalmente diferentes?, realizada no "Doctorado Interinstitucional de Educación", linha de "investigação Enseñanza de las Ciencias, Contexto y Diversidad Cultural pela Universidad Distrital, Bogotá, Colombia".

Palabras clave : Equilíbrio; modos de falar; ciências; ensino; diversidade cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )