SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Educación financiera en mujeres: un estudio en el barrio López de Mesa de MedellínDesempeño de las subregiones del departamento del Cauca y su contribución al desarrollo territorial (2015-2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión

versión impresa ISSN 0121-6805

Resumen

ARIZA, John Fredy  y  ROJAS, Shirley Lorena. O Programa de Alimentação Escolar melhora o desempenho acadêmico dos estudantes em Ibagué?. Rev.fac.cienc.econ. [online]. 2020, vol.28, n.2, pp.143-160.  Epub 22-Dic-2020. ISSN 0121-6805.  https://doi.org/10.18359/rfce.4970.

Este trabalho estima o efeito causal do Programa de Alimentação Escolar sobre o desempenho acadêmico dos estudantes do setor oficial, do último ano do ensino médio, do municipio de Ibagué, Colômbia, em 2018, utilizando a informação do Sistema Integrado de Matrícula e a base de dados das provas Saber 11 do Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación. Metodologicamente, é utilizado um modelo econométrico de avaliação de impacto que está baseado na técnica de propensity score matching para identificar o efeito causal. Os resultados sugerem que o programa não teve nenhum impacto sobre o desempenho acadêmicos dos estudantes. Os problemas associados à designação do operador e à gestão do programa parecem ter influenciado de forma significativa a efetividade do programa.

Palabras clave : alimentação escolar; desempenho acadêmico; avaliação de impacto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )