SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1La evaluación docente bajo la óptica del desarrollo profesional: el caso chilenoIndagación en la relación aprendizaje-tecnologías digitales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Educación y Educadores

versión impresa ISSN 0123-1294

Resumen

SOLER-CONTRERAS, Manuel Guillermo; CARDENAS-SALGADO, Fidel Antonio; HERNANDEZ-PINA, Fuensanta  y  MONROY-HERNANDEZ, Fuensanta. Abordagens de aprendizagem e abordagens de ensino: origem e evolução. educ.educ. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.65-88. ISSN 0123-1294.  https://doi.org/10.5294/edu.2017.20.1.4.

Neste artigo, documenta-se a origem e a evolução da linha “Students Approach to Learning” (SAL). Parte-se da escola de Gotemburgo, de onde se propagou essa tendência de pesquisa a Edimburgo e Austrália. Ressaltam-se os autores pioneiros e suas correspondentes pesquisas, e enfatiza-se nas pesquisas precursoras em espanhol que foram realizadas na Espanha. Este estudo configura uns sólidos antecedentes que devem servir de base para os pesquisadores que, na Colômbia e na América Latina, desejem contribuir com o realizado em SAL bem como em pesquisas vanguardistas que foram geradas na Espanha.

Palabras clave : Abordagens de aprendizagem; abordagens de ensino; fenomenografia; pesquisa didática; teorias de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )