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Educación y Educadores
versión impresa ISSN 0123-1294versión On-line ISSN 2027-5358
Resumen
TREJO-GONZALEZ, Hugo. Experiência de gamificação para o ensino de um segundo idioma. Educ. Educ. [online]. 2020, vol.23, n.4, pp.611-633. Epub 19-Mar-2021. ISSN 0123-1294. https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.4.4.
Neste trabalho, são apresentadas as experiências geradas pelo uso da gamificação no desenvolvimento de uma matéria de francês escrito, de um programa universitário que abrange o ensino de francês como segunda língua. Além disso, são mostradas as experiências docentes e a perspectiva do estudante, mediante a triangulação das observações em aula e de um questionário sobre os aspectos essenciais da estratégia de gamificação. Os resultados indicam que a gamificação na sala de aula favorece as interações do grupo, aumenta a participação dos estudantes e permite atender as necessidades didáticas do objeto de ensino.
Palabras clave : Aprendizado ativo; ensino de línguas; ensino superior; gamificação na educação; teoria dos jogos.