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Pensamiento Psicológico
versión impresa ISSN 1657-8961
Resumen
SANDOVAL-OBANDO, Eduardo. Caracterização do transtorno pelos videojogos: um problema emergente?. Pensam. psicol. [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.87-102. ISSN 1657-8961. https://doi.org/10.11144/javerianacali.ppsi18-1.ctvp.
Escopo.
Sistematizar a literatura atual disponível sobre a caracterização do transtorno pelos videojogos (VDJ), aportando à compreensão de este fenômeno no contexto latino-americano e sua incidência na população infanto-juvenil.
Metodologia.
Foi empregada uma revisão sistemática de literatura, de corte analítico. Como eixo de procura foram consideradas as categorias: a) uso das TIC, b) Videojogos, c) Vício e d) transtorno pelos videojogos, de acordo com estudos publicados nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e Google Scholar, tendo como referencia o DSM-V e C1E-11.
Resultados.
As manifestações clínicas descritas para o seu uso aditivo ainda são heterogéneas. Também, foi observado que, quanto mais cedo começar, maior será a frequência do seu uso em idades posteriores, o que aumenta as condutas de risco no futuro e sua incidência no tempo de ócio e a recreação cotidiana.
Conclusão.
Os efeitos que pode gerar o uso problemático de dispositivos tecnológicos no desenvolvimento das pessoas, está contraposto ao uso dos VDJ no tratamento dos diversos transtornos como no plano educativo. Além do mais, é reafirmado o desafio de construir saberes e pesquisas multidisciplinares sobre o uso problemático de estes dispositivos.
Palabras clave : videojogos; adição; saúde mental; DSM-V; CIE-11.