SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Hilos descoloniales: Trans-localizando los espacios de la diáspora africanaLa institucionalización de los estudios culturales en Estados Unidos: el caso del doctorado en estudios culturales en la Universidad de California, Davis, a ocho años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Tabula Rasa

versión impresa ISSN 1794-2489

Resumen

ALMEIDA RODRIGUEZ, Manuel S. Os estudos gramscianos hoje: lingüista?. Tabula Rasa [online]. 2007, n.7, pp.81-92. ISSN 1794-2489.

Aproveita-se o aniversário 70 da morte do marxista italiano Antonio Gramsci (1891-1937) para fazer um balanço geral da influência de sua obra, principalmente de seus “Cadernos do Cárcere”, enfatizando-se um dos temas menos trabalhados nos estudos gramscianos: os escritos carcerários de Gramsci sobre questões de lingüística. Tendo manifestado um agudo interesse por lingüística e filologia como estudante na Universidade de Turin, o interesse pela lingüística continuou nos cadernos carcerários. Este artigo apresenta os contornos gerais da concepção gramsciana da linguagem, mostrando como foi influenciado pelos debates no campo da lingüística italiana entre os neogramáticos e neolingüistas. Além disso, vemos que o interesse de Gramsci pelos temas lingüísticos reflete a preocupação subjacente pela questão da língua na Itália,o que traz um tom político explícito aos seus escritos. De igual forma, fazemos uma breve análise de algumas das principais colocações do caderno 29, dedicado inteiramente ao estudo da gramática.

Palabras clave : estudos gramscianos; linguagem; teoria política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons