SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1REZAGO SOCIAL Y DISCRIMINACIÓN DE LA POLÍTICA SOCIAL HACIA LOS GRUPOS INDÍGENAS EN SONORASEGURIDAD HEMISFÉRICA, ASISTENCIA Y DEMOCRACIA A INICIOS DE LA GUERRA FRÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista de Relaciones Internacionales, Estrategia y Seguridad

versión impresa ISSN 1909-3063

Resumen

MORENO, José David. DOUTRINA MILITAR E EXERCÍCIO DO PODER POLÍTICO NA AMÉRICA DO SUL: O PAPEL E IMPACTO DAS ESCOLAS MILITARES BRASILEIRAS E PERUANAS. rev.relac.int.estrateg.segur. [online]. 2012, vol.7, n.1, pp.193-209. ISSN 1909-3063.

Este estudo pretende analisar uma instituição particular: as escolas de formação militar. Considerando-as como o berço do pensamento e da doutrina militar, elas se tornam centros de pensamento estratégico, que para casos como o do Peru e Brasil vão formar oficiais de alto nível profissional. No entanto, além das ciências militares, estas escolas penetraram no campo da política, direito e ciências sociais. De maneira que os alunos formados nestas escolas não eram um simples soldados, mas sim como um oficial de amplo sentido crítico para com o seu Estado e sua sociedade. A hipótese subjacente a este artigo é que esse alto grau de profissionalismo militar teve um impacto direto sobre a vida política do Brasil e do Peru. Os governos militares no Brasil e no Peru em 1964 e 1968, respectivamente, foram diretamente influenciados por essas gerações de oficiais formados em prestigiosas e exigentes escolas militares.

Palabras clave : escolas militares; doutrina militar; América Latina; política; profissionalismo militar; governos militares.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons