SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1¿Qué caracteriza el hurto de celulares en Bogotá? Análisis multidimensional de denuncias ante la Policía Nacional en el periodo 2015-2018 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Logos Ciencia & Tecnología

versión impresa ISSN 2145-594Xversión On-line ISSN 2422-4200

Resumen

GARCIA RODRIGUEZ, Cristhian Camilo et al. Análise de necessidades e implementação de tecnologia de realidade virtual para treinamento e educação militar na Colômbia. Rev. logos cienc. tecnol. [online]. 2021, vol.13, n.1, pp.8-18.  Epub 13-Dic-2020. ISSN 2145-594X.  https://doi.org/10.22335/rlct.v13i1.1271.

O artigo visa realizar a análise das necessidades no treinamento e a educação mi-litar de comandantes de pequenas unidades e propor uma solução através da implementação de tecnologia de realidade virtual. Neste trabalho, por meio da aplicação de uma enquete, exploram-se as ferramentas disponíveis para realizar o treinamento de comandantes de pequenas unidades. Da mesma forma, identificam-se as necessidades da instituição neste tipo de treinamento, concentrando-se em exercícios de manobras de combate irregular. Realizou-se uma análise das principais ações que devem ser executadas pelo pessoal militar neste tipo de treinamentos com o propósito de identificar meios tecnológicos que ofereçam solução às ações identificadas. Propõe-se a integração e implementação de um sistema de simulação, fazendo uso de tecnologia de realidade virtual e plataformas omnidirecionais para captura de movimento, identificando fatores relevantes como, por exemplo, a adaptação a este tipo de tecnologia e os parâmetros de segurança referentes à aceitação por parte dos usuários. O sistema proposto se constitui na unidade fundamental no desenho de um centro de treinamento de manobras irregulares que permitirá a interação com grupos e diferentes especialidades no interior das Forças Armadas.

Palabras clave : educação militar; treinamento, Forças Armadas, realidade virtual, tecnologia militar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )