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Hacia la Promoción de la Salud
versión impresa ISSN 0121-7577
Resumen
GARCIA-PUIG, María Elena; RUANO-CASADO, Luisa y BALLESTAR-TARIN, María Luisa. Programa de saúde Agente +014: gamificação aplicada à educação de adolescentes com diabetes segundo o modelo PRECEDE-PROCEDE e desde uma perspectiva salutogênica. Hacia promoc. Salud [online]. 2021, vol.26, n.2, pp.129-146. Epub 02-Sep-2021. ISSN 0121-7577. https://doi.org/10.17151/hpsal.2021.26.2.10.
Objetivos:
a diabetes mellitus tipo 1 é uma doenças crônicas que costuma debutar na infância e necessitar formação ao longo para dar resposta aos câmbios produzidos em todas as etapas vitais. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um programa de educação para a saúde, seguindo o modelo Precede-Procede e desde uma perspectiva salutogênico atendendo às necessidades da população adolescente e que incluía a gamificação como estratégia educativa.
Materiais e métodos:
a primeira fase é pesquisa mista, quantitativa e qualitativa e combina diferentes instrumentos para a colheita de informação. Os participantes são adolescentes com este diagnóstico e seus progenitores, residentes na Comunidade de Madrid, Espanha. Na segunda, desenvolve-se um programa educativo que responde às descobertas da etapa anterior e que incorpora a gamificação.
Resultados:
a população Diana desfruta de uma boa qualidade de vida, tem um estilo de vida saudável e alta responsabilidade para seus cuidados. Contudo, os recursos que lhes faz falta são os relacionados com a esfera emocional. É por isso que o programa educativo denominado Agente +014 abarca a competência emocional e cuidados avançados da diabetes, todo isto com forma de jogo digital.
Conclusões:
o modelo Precede-Procede foi eficaz para desenvolver esta intervenção de educação para a saúde. O enfoque salutogênico facilita a análise dos recursos pessoais, familiares e comunitários. A gamificação é uma estratégia inovadora na promoção da saúde.
Palabras clave : Educação em saúde; diabetes mellitus tipo 1; jogo; manejo da doença; Espanha.