SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número22FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS: EL CASO DE LA LICENCIATURA MÁS ANTIGUA DE COLOMBIAAPRENDIZAJE Y FORMACIÓN VALÓRICA EN LA ENSEÑANZA MEDIANTE TUTORÍAS ENTRE PARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Praxis & Saber

versión impresa ISSN 2216-0159

Resumen

GAMERO, Edris Alexis Pizarro  y  MUSKUS, Shirlena Sofía Gómez. CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AVALIAÇÃO: DAS DIRETRIZES, E O DISCURSO E A PRÁTICA. Prax. Saber [online]. 2019, vol.10, n.22, pp.71-88. ISSN 2216-0159.  https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n22.2019.9314.

Este artigo mostra os resultados de um estudo de caso desenvolvido com docentes do nivel média académica pertencentes a diferentes áreas do conhecimento, cuja finalidade foi a análise da transformagáo das concepgoes sobre a avaliagáo das aprendizagens a partir das diretrizes do Decreto 1290 de 2009. Para tal efeito, se realizou uma interpretado da coeréncia entre as concepgoes explícitas com o estabelecido nos Sistemas Institucionais de Avaliagáo e as práticas, utilizando a entrevista semi-estruturada, a observagáo no participante e a revisáo documental como técnicas de colheita de informagáo relacionadas com o que, como, quando, a quem e para que avaliar. Os resultados foram submetidos a uma verificagáo com base nas teorías defendidas por vários autores como Porlán, Pozo, Morin, Tejada, Casanova e Santos. Se evidenciou que o enraizamento das concepgoes no pensamento docente traz consigo mesmo uma heterogeneidade de perfis de avaliagáo de corte tradicional que á hora de operacionalizar sistemas baseados na complexidade terminam assumindo-se de forma reducionista.

Palabras clave : avaliagáo; concepgoes; práticas de avaliagáo; diretrizes institucionais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )