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Anuario de Historia Regional y de las Fronteras

versão impressa ISSN 0122-2066

Resumo

CRUZ MEDINA:, Juan Pablo. Imagens para sacralizar, controlar e subjugar. A pintura e o discurso matrimonial tridentino no Novo Reino de Granada. Século XVII. Anu.hist.reg.front. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.57-82.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 0122-2066.  https://doi.org/10.18273/revanu.v24n1-2019003.

Este artigo estuda o discurso matrimonial inscrito na pintura colonial neogranadiana do século XVII e os usos que foram-lhe dados no contexto póstridentino. O estudo realizado através da análise iconográfica de três pinturas coloniais centradas no tema da O Casamento da Virgem Maria com São José, examinado em relação a fontes documentais e textos morais impressos nos séculos XVII e XVIII. A pesquisa é enquadrada dentro do espaço geográfico do Novo Reino do Granada, local de divulgação do discurso visual protagonista deste texto. Como resultado, a análise permitiu estabelecer que a imagem colonial do Casamento da Virgem Maria com São José funcionou em Nova Granada como um mecanismo de difusão do modelo matrimonial desenvolvido no Concílio de Trento. Este exemplo procurou, como objetivo final, controlar tanto as atitudes como a sexualidade das partes contraentes.

Palavras-chave : história da América Latina; casamento; pintura; artes visuais; Igreja; cristianismo; iconografia..

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