SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Previsão do desempenho acadêmico em aulas espelho: análise sociodemográfica e pedagógica com mineração de dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Revista científica

versão impressa ISSN 0124-2253versão On-line ISSN 2344-8350

Resumo

BACCA-ACOSTA, Jorge  e  BELTRAN-SANCHEZ, Karen. Co-design e co-criação de experiências de realidade aumentada: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Cient. [online]. 2024, n.49, pp.99-124.  Epub 19-Jun-2024. ISSN 0124-2253.  https://doi.org/10.14483/23448350.21810.

A realidade aumentada está ganhando cada vez mais interesse em campos como educação, medicina, turismo, marketing e manufatura. No entanto, a criação desse tipo de aplicativos tem sido dominada por metodologias de desenvolvimento de software, e somente recentemente abordagens de co-design e co-criação foram integradas para favorecer um desenvolvimento mais eficaz para atender a necessidades específicas. Este artigo relata os resultados de uma revisão sistemática da literatura de 40 artigos científicos sobre o co-design e co-criação de experiências em realidade aumentada, com o objetivo de fornecer um panorama do estado atual da pesquisa neste campo. Os resultados mostram que a maioria das experiências em realidade aumentada foi co-projetada ou co-criada para os campos da educação e engenharia. Além disso, a maioria das pesquisas atuais seguiu uma abordagem exploratória e transversal com amostras de pesquisa pequenas e médias, utilizando métodos clássicos para coleta de dados. No geral, há um interesse crescente no uso de metodologias de co-design e co-criação para o desenvolvimento de experiências em realidade aumentada. Este artigo também apresenta algumas tendências e futuras linhas de trabalho.

Palavras-chave : co-criação; co-design; realidade aumentada; revisão sistemática da literatura; tecnologias imersivas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )