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Revista Colombiana de Educación
versão impressa ISSN 0120-3916
Resumo
GARBANZO-RODRIGUEZ, Gabriela; RIVERA-VILLAREAL, Cristina; SMITH-CASTRO, Vanessa e PEREZ-SANCHEZ, Rolando. Efeitos de um videogame de simulação sobre tendências altruístas em um contexto de educação aberta. Rev. colomb. educ. [online]. 2017, n.73, pp.41-57. ISSN 0120-3916. https://doi.org/10.17227/01203916.73rce39.56.
A presente pesquisa visa analisar o efeito do uso de um videogame de simulação para o entretenimento na tendência altruísta de uma mostra não probabilística de 56 pessoas em uma idade média de 32 a 63 anos, participantes de um programa comunal de capacitação no uso do computador. Por meio de um procedimento quaseexperimental com pré-teste e pós-teste, os participantes interatuaram com um videogame de simulação em quatro condições (jogo solo, jogo em duplas, jogo com instrução, jogo sem instrução). Evidenciou-se um incremento significativo nas pontuações da medida de altruísmo se o jogo era acompanhado de uma instrução pedagógica. Na ausência desta, as medidas de altruísmo descenderam significativamente. Não se evidenciaram mudanças na tendencia altruísta associadas ao uso do videogame em duplas ou em solitário. Em geral, o estudo apoia a ideia de que o uso de um videogame com conteúdo pro-social está vinculado com as respostas pro-sociais dos usuários.
Palavras-chave : videogames; altruismo; instrução pedagógica; aprendizagem; educação aberta.