Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares em SciELO
- Similares em Google
Compartilhar
Historia Crítica
versão impressa ISSN 0121-1617
Resumo
PEREDO CASTRO, Francisco. “Nova” onda latina em Hollywood? Valor de mercado na lógica operacional do cinema estadunidense no mundo ibero-americano. hist.crit. [online]. 2023, n.88, pp.117-149. Epub 20-Abr-2023. ISSN 0121-1617. https://doi.org/10.7440/histcrit88.2023.05.
Objetivo/Contexto:
no panorama fílmico mundial contemporâneo (de 1990 ao século 21), os meios cinematográficos fazem alusão a uma nova grande “moda” latina em Hollywood. Neste artigo, propõe-se estimular uma reflexão e o debate sobre a forma que Hollywood vem cultivando esse “furor” latino desde a década de 1920 até a atualidade.
Metodologia:
com base na historiografia sobre o processo de construir, industrializar e exportar a “latinidade”, conjugada com documentação diplomática e informação recente de imprensa, e, do ponto de vista da economia política do cinema em particular, neste artigo, é estabelecida a inclusão de elementos artísticos ibero-americanos na “Meca do cinema”.
Originalidade:
a maioria de estudos sobre a “latinidade” em Hollywood enfatiza a racialização, estereótipos e vieses da indústria em sua visão sobre “os outros” que incorporaram. A originalidade deste artigo está em partir das menos usuais perspectivas teóricas da economia política do cinema (em conjunção com informação de estratégias e dados econômicos circulante atualmente na imprensa), para explicar mais claramente as razões do mito da “latinização” do cinema estadunidense e seus objetivos finais. Neste texto, é apresentada uma “latinidade” de causalidade e explicação econômicas, e não apenas ideológicas, sob perspectivas teóricas sobre a outridade e suas implicações.
Conclusões:
a análise desse fenômeno torna evidente que os elementos artísticos ibero-americanos incorporados por Hollywood são estimados por seu “valor de mercado”, como “insumos” necessários/atrativos ante as audiências ibero-americanas mais do que pela realidade de seu talento. Além disso, a incorporação dos talentos ibero-americanos é útil para evadir eventuais competitividades com outras cinematografias, numa indústria que, como Hollywood, é, sobretudo, uma instituição econômica e um negócio.
Palavras-chave : audiências; cinema ibero-americano; commodities; Hollywood; “latinidade”; mercados cinematográficos.