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La Palabra
versão impressa ISSN 0121-8530
Resumo
RODRIGUEZ-MONTIEL, Emiliano. Diários falsos, confissões fabuladas e rostos feitos a medida: as performances intimistas de Alan Pauls. La Palabra [online]. 2020, n.39, pp.19-38. Epub 23-Fev-2021. ISSN 0121-8530. https://doi.org/10.19053/01218530.n39.2020.11716.
Este trabalho desenvolve uma leitura crítica das incursões egotistas de Alan Pauls. O propósito principal é refletir acerca das estratégias de autoconfiguração das que este autor faz uso para intervir seu material autobiográfico. Para isso, a análise é feita a partir do seguinte pressuposto: a narração disso que chamamos «vida», para um dândi como Pauls, não é largado ao arbítrio dos valores que cimentam, no seu sentido mais vulgar, a prática da confidencia (leia-se busca da autenticidade, franqueza, espontaneidade). Longe de ser apresentada como um estoque de testemunhas fidedignas, a «vida» não é para Paul outra coisa do que atuação pura, montagem, performance. Esta argumentação, dividida em três partes (a primeira focada em La vida descalzo, a segunda nos seus diários falsos e a terceira na importância da figura paterna) sustenta a hipótese de que os exercícios confessionais de Alan Pauls, apesar das medidas profiláticas que usa para repelir a pretensão de verdade, permitem entrever a persistência de certos impulsos íntimos ligados com o seu pai, Axel.
Palavras-chave : escrituras intimas; infância; impostura; autofiguração; paternidade.