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La Palabra
versão impressa ISSN 0121-8530
Resumo
FERNANDEZ-COZMAN, Camilo Rubén. A função da valsa em Valses y otras falsas confesiones (1972) por Blanca Varela. La Palabra [online]. 2023, n.45, e02. Epub 19-Jul-2023. ISSN 0121-8530. https://doi.org/10.19053/01218530.n45.2023.14583.
A valsa crioula é um gênero musical praticado no Peru desde o final do século XIX e tem uma importante função em Valses y otra falsas confesiones (1972) da poetisa peruana Blanca Varela, integrante da chamada geração dos anos cinquenta. Com base no conceito de desmistificação (proposto por Umberto Eco) e no referencial teórico da Retórica Textual Geral de Stefano Arduini, são analisados alguns poemas representativos de Valses y otras falsas confesiones [Valsas e outras confissões falsas]. Nosso propósito central é afirmar que, para Varela, existem dois tipos de valsa: a criolla e aquela que defende os grupos marginais. Varela desmistifica a valsa crioula e, ao mesmo tempo, formula outro tipo de valsa que toma o lado dos grupos periféricos.
Palavras-chave : Blanca Varela; poesia peruana; valsa; música; desmistificação; estágio artístico; rosa.