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Palabra Clave
versão impressa ISSN 0122-8285
Resumo
CARDENAS, Juan David. O cinema como dispositivo foucaultiano: um enfoque anacrônico e materialista. Palabra Clave [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.69-95. ISSN 0122-8285. https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.1.4.
Em termos gerais, é possível descrever esta pesquisa como um enfoque materialista do cinema. Nosso entendimento do cinema se enfoca na perspectiva dos filmes como um produto do trabalho, como um produto das formas de trabalho organizadas, distribuídas e selecionadas. A maioria dos filmes existem porque respeitam um conjunto de processos implícitos, normas de produção e distribuição que finalmente se encarnam em imagens de acordo com chamada "linguagem cinematográfico". Adicionalmente, a teoria e a história do cinema têm se mantido à margem do mesmo. Neste contexto problemático, a ideia de Michel Foucault de um Dispositif como uma mistura de discursos, práticas, instituições, etc. serve para descobrir o sistema cinemático da produção e a autolegitimação. O Dispositif cinematográfico finalmente se expressa, mas ao mesmo tempo se oculta na tela. Em outras palavras, o Dispositif cinematográfico controla a forma dos filmes e sua vida social como produto de consumo, mas usualmente se esconde atrás de sua apresentação artística.
Palavras-chave : Cinema; artigo de consumo; materialismo; história do cinema; Dispositif; produção cinematográfica.