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Literatura: Teoría, Historia, Crítica
versão impressa ISSN 2256-5450versão On-line ISSN 0123-5931
Resumo
PINEDA, Carlos. La Rumba de Ángel de Campo: a Cidade do México do século XIX como imaginário sonoro. Lit. teor. hist. crit. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.105-126. ISSN 2256-5450. https://doi.org/10.15446/lthc.v18n2.58734.
Este artigo compreende a Cidade do México do final do século XIX como um imaginário sonoro. Para analisar essa proposta estética, o romance La Rumba, de Ángel de Campo, alcunhado por Micrós, será o sujeito principal de análise. Queremos evidenciar a estrutura subjacente que as sonoridades da cotidianidade suburbana e a tensão dramática da obra formam. Esse exercício crítico estuda como as mudanças tecnológicas podem modificar as estratégias narrativas e ajudar a construir aquilo que se costuma chamar marca de época: uma sorte de tatuagem na pele da letra. Nesse âmbito, o artigo entende o modo no qual Micrós utilizou diversas estratégias sensoriais, o ouvido, principalmente, para descrever sua cidade imaginada, a cidade imaginada por seus habitantes e aquela Cidade do México do Porfiriato, que, antes de ser urbe, era somente um construto ideal.
Palavras-chave : Ángel de Campo; La Rumba; século XIX; imaginários sonoros.